ABRUPTO

25.5.06


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: UM LIVRO PARA ENTENDER OS BALCÃS

The image “http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/f3/1943sept17.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.Há livros que, de repente, lançam uma grande luz sobre questões que se nos afiguravam difíceis de entender, obscuras ou irracionais. Acabei agora de reler, pela enésima vez, um livrinho do Brigadeiro Fitzroy McLean, (autor, também do “Eastern approaches”) e falecido há alguns anos na sua bela propriedade na Escócia.

O livro, o primeiro que ele escreveu com conhecimento directo de causa (McLean foi o primeiro oficial superior da Inteligência Militar britânica a ser lançado nas montanhas da antiga Jugoslávia, para ser o contacto e o agente de ligação entre os “Partisan” de Tito e o próprio Winston Churchill - que desconfiava, já na altura, dos “Cètniks” de Mihailovic) chama-se “A batalha do Neretva” e os seus primeiros capítulos são, num brilhante resumo, o mais esclarecedor e lúcido documento sobre o que aconteceu na Jugoslávia pós-Tito e em toda a c complicação e sangueira balcânica dos nossos dias.

Quem quiser compreender os conflitos que envolveram a Sérvia, o Kosovo, a Croácia, a Eslovénia e a Bósnia Herzegovina e julgue que conteceram “de repente”, tem naquele livro – escrito em 1948 – tudo o que é preciso, mas mesmo tudo, para adquirir uma perspectiva histórica e à medida que vai lendo, de vez em quando dirá: “...ah! por isso!!!….”; e mais uma dúvida ou perplexidade desaparecerá.

Procurem em alfarrabistas, na Barateira ou encomendem na net (a “Amazon” - amazon.co.uk - é a mais completa e eficiente organização do ramo): “The Battle of the Neretva”, by Brigadier Fitzroy McLean. Vale também a pena ler o “Eastern Approaches”… talvez fiquem a perceber muito do que se passa no Irão e no Iraque.

E já agora, complementarmente, releiam no “Kaput”, do Curzio Malaparte, o capítulo intitulado “a basket of oisters”. Quem, depois disso, se sentir ainda intrigado com os balkans, não perceberá nunca coisa alguma..

(Luiz Rodrigues)


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]