ABRUPTO

22.5.06


LENDO / VENDO /OUVINDO
(BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÕES, IMAGENS, SONS, PAPÉIS, PAREDES)
(22 de Maio de 2006)



__________________________

O debate como luta de gladiadores moderna, e a televisão como sua arena, vista pela publicidade do Prós e Contras na RTP1.

*

Um académico descobre a realidade da selva onde habitamos todos já há muito tempo.

*

Há um grupo de homens para quem os Balcâs não têm nunca novidade: os filatelistas. Independência do Montenegro? Déjà vu:

*
A propósito da sua referência à independência do Montenegro, não tenho deixado de pensar na minha, até agora, única viagem ao país, nos tempos da Jugoslávia de Tito, nos idos de 70 do século passado e, principalmente, na minha visita a Cetinje, antiga capital do país, numa tarde de fim de Verão, ido de Budva, no litoral montenegrino, onde estava de férias. De repente, senti-me transportado a um país irreal, quase como num sonho, ou, melhor ainda, numa recreação fantástica e fantasiada dos tempos do Império, misturando Sissi, o Imperador Francisco José, "O Prisioneiro do Castelo de Zenda" e imagens da Sildávia do Tintin do "Ceptro de Ottokar" com a "modernidade" pronvinciana de uma Jugoslávia "socialista" mas que se pretendia "liberal", que já não era a do litoral turístico mas misturava cenas que poderiam ter sido retiradas do Portugal de província com traços decadentes, principalmente em edifícios, de algum esplendor antigo do Império onde a influência turca era ainda assinalável. Ali, numa pequena cidade de 10.000 habitantes, "enfiada" entre montanhas, onde não esperamos encontrar nada que nos surpreenda, mtº menos estas duas realidades que coexistiam mas se pareciam ignorar e repelir mutuamente. Ainda hoje, quando penso nessa visita, as imagens que ainda retenho mais me parecem retiradas de um sonho ou de uma qualquer recreação fantástica da realidade, do que de algo que tenha efectivamente acontecido.

(João Cília)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]