ABRUPTO

8.5.06


LENDO / VENDO /OUVINDO
(BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÕES, IMAGENS, SONS, PAPÉIS, PAREDES)
(8 de Maio de 2006)



_______________________

Para a bibliofilia: a descoberta das edições da Central European University.



Miklós Kun, Stalin. An Unknown Portrait

Jaromir Navratil, Antonin Bencik, Vaclav Kural, Marie Michalkova, e Jitka Vondrova, The Prague Spring, 1968 (Com um prefácio de Vaclav Havel)

Ambrus Miskolczy, Hitler's Library

(Muito interessante: o que Hitler leu e sublinhou, os livros por que passou os olhos, os que tinha e não se sabe se leu. Por exemplo: Hitler, leitor de Ernst Jünger.)

*

Aconteceu alguma coisa enquanto eu estava de judeu errante?
O mundo continuou a funcionar, e em Portugal o desencanto começa a criar raízes. Em breve espreitará o caule, e depois assistiremos talvez a algo feio.

Os professores lá foram "castigados" mais uma vez com regras idiotas. Têm sido a classe "bode expiatório" deste governo. E se há justiça em exigir maior profissionalismo, competência e dedicação, é profundamente injusto ver que a Reforma do Estado passa só por eles e que lhes é exigido algo para o qual não lhes são dados meios. Assistimos boquiabertos à intriga de faca e espada das buscas da PJ e de Rui Rio em que o que é verdade num momento é mentira no outro, o que para além de nos deixar atordoados nos impõe a sensação de que alguém deliberadamente mente e está de má-fé (ai os juízes) e assistimos em directo à decadência institucional de Freitas do Amaral que continua a pensar que o mundo começa e acaba em si próprio. Mas o Porto foi campeão, o Sporting conseguiu ficar em segundo lugar deixando o Benfica para trás, coisa que dá sempre, falta de melhor, para aquecer um pouco a alma. As lojas já estão cheias de fatos de banho, as maquilhagens de verão já saem à rua, os anti-celulíticos e as cervejas lutam por um lugar nos outdoors, e as barrigas de fora (que este ano, finalmente, estão totalmente out, em termos de moda) não se farão esperar. Ah... e parece que vai haver uma lotaria rock-in-Rio Lisboa. Por isso nada está realmente perdido...

(J.)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]