ABRUPTO

6.4.06


A PROVA DOS BLOGUES: AGUSTINA LIDA PELOS LEITORES DO ABRUPTO




Devo confessar, antes de mais, que nunca fui particular apreciadora de Agustina Bessa Luís, mas o que acho formidável neste projecto de "blogopublicação" é o facto de permitir (suscitar, até) a interactividade com os leitores "comuns". Claro que os leitores do suporte tradicional, em papel, também podem escrever à editora e ao autor, e apresentar os seus comentários. Mas há, necessariamente, um grande desfasamento temporal, e esses comentários ficarão, na maior parte dos casos, entre o seu autor e o destinatário.

Com esta "blogopublicação" o livro fica com uma dimensão muito mais ampla, em benefício dos leitores. Mas também, creio eu, em benefício da autora, que pode ir vendo, "em directo", as reacções à sua obra (e até aproveitar as correcções de lapsos feitas por leitores mais atentos...)

(Madalena Ferreira Åhman, Gotemburgo)

*

Este tipo de histórias fazem com que gerações de historiadores tenham que lutar a pulso contra mitos. Conversa corrida, estilo leve e ligeiro, erros atrás de erros alternando com mitificações que não têm maneira nenhuma de ser provadas. O Fernando que casou em segundas núpcias com D. Teresa era Transtâmara?... Tinha ideia que era Fernão Peres de Trava, e foi isso que li em toda a parte. O retrato mais conhecido do Infante D. Henrique é de Grão Vasco?...Não tinha nada essa ideia.

Vou esperar para ver. Como ainda sofro com os mitos criados por Oliveira Martins, tremo com estas experiências que se anunciam sempre despretensiosas. E esta coisa de querer desvendar segredos piora tudo.

(Henrique Jorge)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]