ABRUPTO

4.4.06


O ÚLTIMO LIVRO DE AGUSTINA BESSA-LUÍS SERÁ PRÉ-PUBLICADO NO ABRUPTO

(Comunicado conjunto Abrupto / “Guerra & Paz Editores”)

Pela primeira vez em Portugal, um blogue, o Abrupto, de José Pacheco Pereira, vai fazer a pré-publicação de um livro – a última obra de Agustina Bessa-Luís, Fama e Segredo da História de Portugal, que será publicada integralmente em papel pela “Guerra & Paz Editores”.

A pré-publicação inicia-se amanhã, 4ª, dia 5. Diariamente, até 2ª, dia 10, o Abrupto publicará excertos de uma das 12 histórias da “Fama e Segredo”, de Agustina, acompanhada de imagens referentes a esse capítulo.

O acontecimento é seguramente inédito em Portugal, não se conhecendo ao nível da edição tradicional, registo de iniciativa semelhante noutros países europeus. Apenas sob a forma de acesso pago se realizaram experiências deste tipo, principalmente nos EUA.

Substituindo-se às tradicionais práticas de pré-publicação em jornais ou revistas, este evento inaugura um modelo de divulgação qualitativamente diferente que pode revolucionar a estratégia de comunicação das editoras portuguesas e reconhece aos blogues o papel acrescido no espaço público que hoje têm.

Para o Abrupto, de José Pacheco Pereira, é uma iniciativa coerente com a concepção que desde início o enformou: um blogue de autor, pessoal e intransmissível, aberto a curiosidades e interesses muito diversos. A publicação de um texto de uma grande escritora portuguesa, que os leitores do Abrupto vão poder conhecer numa parte significativa, sem qualquer custo, honra o blogue e é consistente com a sua orientação desde sempre.

Para a “Guerra & Paz”, esta iniciativa é um claro reconhecimento da importância que as novas formas de comunicação ganharam nas nossas sociedades de informação. Segundo Manuel S. Fonseca, “fascina-nos não só a grande liberdade e acessibilidade desta comunicação, mas também o grau de afectividade que ela exprime. A admiração de Pacheco Pereira por Agustina e o seu interesse pela iconografia do livro justificaram a nossa escolha. E o apoio do Abrupto ao livro vai ter um efeito mediático superior ao que obteríamos com outros meios. Para já não falar no prestígio e na audácia do gesto.”

A “Guerra & Paz” apresentará o livro na Fundação Gulbenkian, às 17:30 de 2ª, 10 de Abril, data em que o livro estará também à disposição nas livrarias.

O Abrupto e “Guerra & Paz Editores

*

O primeiro texto de Agustina, intitulado AFONSO HENRIQUES E D. TERESA, sairá no Abrupto amanhã de manhã.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]