ABRUPTO

8.4.06


LENDO / VENDO /OUVINDO
(BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÕES, IMAGENS, SONS, PAPÉIS, PAREDES)
(8 de Abril de 2006)


__________________________

A comunicação social tem escassa memória, mas deviam obrigar os jornalistas a consultarem os arquivos. A propósito do financiamento das campanhas eleitorais internas dos partidos, que são tema do Diário de Notícias de hoje, incluindo um editorial, talvez devessem lembrar que esta questão foi por mim suscitada, há mais de uma década, nas terceiras eleições em que concorri para a Distrital de Lisboa do PSD (as duas primeiras ganhei, a terceira perdi miseravelmente), tendo divulgado os financiamentos (um leilão de gravuras, esculturas e desenhos que eram meus), apresentado contas detalhadas e divulgado o destino do dinheiro que sobrou. Vem nos jornais da época, mas já foi no século passado.

Como também foi no século passado que, pela primeira vez, uma Distrital do PSD fez controlar as suas contas por revisores oficiais de contas, e deixado essas contas com os documentos em apoio e o parecer sobre elas. Isto tudo numa altura em que não havia qualquer precedente para estas práticas, que aliás, apesar de divulgadas, nunca mereceram qualquer atenção especial da comunicação social, bastante mais interessada na cozinha partidária interna. O mesmo aconteceu com outras iniciativas que tomei como a aprovação de uma moção em Assembleia Distrital considerando incompatível a presença, nas listas a apresentar às vereações, de pessoas envolvidas directamente na urbanização e construção civil nas Câmaras a que concorriam, e outra defendendo que não se devia aceitar pelouros para manter a autonomia da oposição municipal, etc.

Nenhuma destas iniciativas foi bem vista no interior do partido, todas provocaram conflitos com pessoas bem concretas, com secções do partido, com interesses de há muito instalados, e nenhuma teve qualquer continuidade depois de ter saído da Distrital. Mas, como quem não se sente não é filho de boa gente, pelo menos lembro-as para memória futura. Muitas vezes me pergunto se valeu a pena.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]