ABRUPTO

26.3.06


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: O GENOCÍDIO DE DARFUR

Enquanto em Portugal se vai vivendo um daqueles tempos de acalmia mediática recorrente (aquele espaço de respiração até ao próximo assunto explorado até à exaustão e depois esquecido por todos), podia-se aproveitar o momento para o telejornais mostrarem ao grande público o genocídio que continua no Darfur, patrocinado pela nossa "apatia" ocidental. Daqui a alguns meses ou anos lá virão as reportagens e os documentários sangrentos e os jornalistas perguntando inocentemente: "como foi possível?!".

Pois bem, aqui fica o testemunho em tempo real: a televisão passa reportagens sem qualquer interesse público relevante, as revistas ocupam espaço a falar de OPAs e dos indicadores económicos e os jornais falam da guerra do Iraque ou dos distúrbios em França. E já agora, o que anda a "Esquerda" a fazer? Na semana passada vimos (?) manifestações contra a guerra no Iraque e expressões de solidariedade com os estudantes mimados franceses. Será que a tragédia que acontece no Darfur não é uma questão fracturante suficiente para a esquerda? Como é que é este silêncio, esta ausência de opinião ou crítica? Como é que não se vê nenhum comício, nenhuma manifestação, nenhuma intervenção parlamentar com relevo? Como é que é possível chamar a isto "uma política de causas"? (a mesma crítica, claro, vale para a direita; mas essa não anda a fazer manifestações pela "paz", com a aquele tom de moralidade superior).


E por último, o Darfur é só mais um exemplo de como actualmente não há notícias sem imagens. O genocídio apenas se lê e para a maioria das pessoas as simples palavras escritas já não despertam qualquer sentimento. Também isso é uma tragédia e será ainda mais no futuro. É um dever lembrar o que se está a passar no Darfur, pelo menos isso. Para que depois não se pergunte, vale a pena dizer hoje: "sim nós sabíamos o que se passava mas não nos interessámos por isso".

(João Lopes)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]