ABRUPTO

25.3.06


NUNCA E' TARDE PARA APRENDER

Henry Hitchings, Defining the World (The Extraordinary Story of Dr. Johnson's Dictionary)

Henry Hitchings Defining the World (The Extraordinary Story of Dr. Johnson's Dictionary)


Johnson iniciou o seu dicionário empregando seis ajudantes, e enchendo a sua casa de mesas onde começou a colocar papéis e livros. Canibalizou vários dicionários existentes para fazer listas de palavras, mas o grosso do trabalho foi feito ao contrário: dos textos para as definições e citações. Johnson começou a anotar livros e mesmo a rasgar-lhes partes. Os seus amigos que lhe emprestaram várias edições raras arrependeram-se de o fazer tal o estado em que os livros eram devolvidos. Estragados e com notas manuscritas de Johnson.


*

Isto fez-me lembrar uma anedota. Havia um indivíduo que estava sempre a maçar os amigos com histórias sobre livros. Um dia, os amigos prepararam-lhe uma partida, para a qual arranjaram um actor como cúmplice. Da vez seguinte em que se reuniram todos, o bibliófilo contou mais algumas das suas histórias sobre livros e então o actor disse, falando com um ligeiro sotaque alemão: «Isso faz-me lembrar uma bíblia de uma tia minha da Alemanha. Tem um ar muito antigo e foi feita por um tipo chamado Gu..., Guten...» O bibliófilo deu um pulo e perguntou-lhe «Gutenberg? A sua tia tem uma bíblia de Gutenberg? Eu estou disposto a ir consigo visitar a sua tia, com a viagem paga por mim, para ver se a convenço a vender-ma!» O actor deu também um pulo da cadeira, mas voltou a sentar-se e comentou: «Não vale a pena! Aquilo está em muito mau estado. Um gajo chamado Martinho Lutero encheu-a de sarrabiscos.»

(José Carlos Santos)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]