ABRUPTO

31.3.06


LENDO / VENDO /OUVINDO
(BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÕES, IMAGENS, SONS, PAPÉIS, PAREDES)
(31 de Março de 2006)


__________________________

Ruas: manifestação dos partidários do grupo religioso Falun Dafa em Nova Iorque.





*

Inteiramente de acordo com João Miranda no Blasfémias:
"A inspecção selectiva de restaurantes pelo simples facto de os respectivos proprietários serem chineses, feita por uma entidade pública com dever de imparcialidade, com a presença das câmaras da SIC que não se coibiram de filmar pessoas e nomes de restaurantes, só tem um nome: xenofobia.

PS - Num país decente o responsável seria demitido."

*
Discordo parcialmente de si. O facto de se tratar dos restaurantes chineses nada tem de xenófobo, antes consistindo na verificação de uma realidade que todos nós sabemos ser verdadeira (aliás, há muito tempo e até, muitas das vezes, mais por motivos culturais do que de falta "propositada" de higiene).
Se o alvo tivesse sido todos os restaurantes portugueses ou americanos, a afirmação de discordância não teria quase de certeza sido produzida. Ora, isso constitui a pior face do racismo, que é a de descriminar positivamente alguns sectores populacionais só porque eles são mais fracos, ou mais desadaptados, etc., etc. (o vulgar "coitados"). Quem gosta de comida chinesa, como é o meu caso, sabe perfeitamente que a higiene dos restaurantes chineses deixa, na maior parte das vezes, muito a desejar. E também sabe quais as excepções a esta regra, porque felizmente elas existem. Por isso e porque o problema é de facto grave, pondo em causa a saúde pública, vejo como positivo que se tente pôr fim aos casos mais gritantes (acha bem veneno de ratos ao lado de comida para consumo?). Não me interessa que sejam restaurantes chineses, japoneses, árabes, americanos ou portugueses. O que deve imperar aqui são as regras legais relacionadas com a saúde e bem-estar de todos os consumidores. Tudo o mais é, parece-me a mim, acessório.
Quanto ao facto da SIC ter acompanhado a inspecção e revelado dados que deviam ser confidenciais, estou de acordo. Acho mal e censurável por parte da entidade pública que o permitiu. Mas só quanto a isto.

(Rui Esperança)

É evidente que uma "inspecção selectiva" da higiene de restaurantes chineses é xenofobia, não há outra palavra. Não é verdade que os restaurantes chineses deixem a desejar a nível higiénico mais do que muitos restaurantes e tascas em Portugal, aliás por experiência própria, em muitos dos restaurantes chineses em que já comi nada tenho a apontar. Por outro lado, muitos "snacks" e cafés servem "pratos do dia" aos almoços a inúmeros funcionários apressados em condições de higiene muito duvidosas. Muitas vezes esses estabelicemntos nem separação entre a cozinha, o balcão e a sala de jantar têm.
Continua-se a complicar o que deveria ser simples e basilar num país democrático, inspecções de higiene para todos e ponto final.

(Filipe Pinto da Silva)

*

Admira-me muito que embarque em conclusões fáceis e demagógicas (...) A leviandade com que se classifica de xenófoba uma inspecção aos restaurantes chineses, seria em condições normais do feudo do BE. A menos que a "estratégia liberal" seja agora de antecipação no politicamente correcto.

Os restaurantes são de comida chinesa, os inspectores não têm de saber, nem de fazer contas políticas e sociais ao facto de os proprietários serem eventualmente todos chineses. Podia ser uma inspecção às marisqueiras ou às roulotes ambulantes, nesse caso o espalhafatoso autor do Blasfémias ia clamar pela discriminação das lagostas e das bifanas como é seu timbre. Se fossem restaurantes italianos, com proprietários portugueses, berrava pelo pepperoni. Estou confiante que nesse caso não mereceria nenhum destaque no Abruto.

De resto concordo com o leitor Rui Esperança. E acrescento que foi pouco e tarde, e devem alargar o âmbito ao resto do comércio chinês.

Quanto às televisões terem acompanhado o processo, todos de acordo, mas já faz parte -- e não se ouve tanta indignação em circunstâncias bem piores. No pouco que vi, pelo menos não se conseguia identificar os estabelecimentos nem os inspectores.

Vai-me desculpar, mas este seu destaque foi mesmo muito ao lado e uma autêntica desilusão.

(José Rui Fernandes)
*

Título um pouco estranho (na versão em linha não tem aspas, será que tem em papel?): "Luís Represas em comunhão passional no Coliseu do Porto" no Público. Em "comunhão passional"?

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]