ABRUPTO

25.3.06


LENDO / VENDO /OUVINDO
(BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÕES, IMAGENS, SONS, PAPÉIS, PAREDES)
(25 de Março de 2006)


__________________________

Discute-se (USA Today) o iPod - é um "work enhancer" ou um obstáculo para o trabalho? No mesmo USA Today, um jornal mais popular do que os chamados de "referência", mas muito inovador graficamente, discutem-se coisas sérias e trivialidades, embora, observando com mais atenção, se veja que aquilo que nos parece trivial tem sentido para um país como os EUA. Exemplos de artigos "sérios": casamento de homossexuais e diferentes critérios de legalidade, aumento da participação política dos muçulmanos americanos depois do 11 de Setembro. Nos triviais, o que é que faz um "perfeito aeroporto": música ao vivo, "rocking chairs", galerias de arte, carregadores para "laptops", lojas de conveniência. Delírios dos ricos? Numa nação em que se voa com muita frequência e em que tomar aviões em aeroportos é habitual, aeroportos onde se passa cada vez mais tempo devido às medidas de segurança, o artigo tem sentido e apela a uma sociedade de consumo, a favor dos seus consumidores. Também quero aeroportos assim.

No New York Times, a excelente tradição britânica dos obituários. Morreu Paul Flaherty, o criador do Altavista, um fundador da "procura" na Internet. No Wall Street Journal, a resposta da Encyclopædia Britannica ao artigo da Nature que a comparava, sem vantagem, à Wikipedia. A polémica que se seguiu, e que o jornal relata, é exemplar sobre os problemas (e as enormes vantagens) que a rede traz para a organização, verificação e divulgação do saber.

(Obrigado a a. pelos acentos.)


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]