ABRUPTO

18.2.06


LENDO / VENDO /OUVINDO
(BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÕES, IMAGENS, SONS, PAPÉIS, PAREDES)
(18 de Fevereiro de 2006)


___________________________

Novos descobrimentos: mais Marte.



*

O fim do Moby Dick esteve para ser diferente e a baleia para ser morta. Como é que seria o nosso mundo se o capitão Ahab sobrevivesse?

*

Assouline na La République des Livres transcreve uma entrevista de Ballard em que este fala das previsões falhadas da ficção científica. Não concordo com este julgamento de Ballard sobre Orwell (porque o 1984 é tanto sobre o estalinismo como sobre os media, e aqui Orwell percebeu muita coisa antes de tempo sobre a nossa "sociedade mediática"), mas vale a pena fazer este balanço:
"J'ai été influencé par Wells,Huxley et Orwell.Les prédictions faites par Huxley dans "Le Meilleur des mondes" et "Les portes de la perception" se sont révélées beaucoup plus justes que celles d'Orwell, dont "1984" brossait avant tout un tableau du stalinisme. En bon socialiste, il craignait que ce dévoiement du socialisme ne contamine l'Europe occidentale. Mais Huxley a su prédire des sociétés fondées sur l'uniformisation, l'évasion dans la drogue, le clonage, ainsi que l'idée d'exploiter le potentiel cérébral par l'usage d'hallucinogènes -une intuition prophétique. Pourquoi la Grande-Bretagne a-t-elle produit ces trois auteurs ? Sans doute parce qu'elle résiste au changement, et que ces écrivains se sont révoltés contre tant d'immobilisme".
*

Entre as ofertas à "fábrica" dos últimos tempos, destaco uma colecção magnífica de caixas de fósforos soviéticas, um excelente exemplo da iconografia comunista. O seu desenho é muito parecido com o dos selos da mesma época. Aqui vai um exemplo de uma série sobre monumentos, estátuas, o célebre tanque, as "casas da cultura" e os hotéis da Inturist:



*

É impossível deixar de pensar que há um elemento retaliatório na busca no 24 de Horas (será que dizer isto é crime?). Se é um crime o que o jornal fez, não foi um crime enviar as informações indevidas para o processo? Se é um crime o que o jornal fez, não têm os jornais e as televisões cometido o mesmo crime dezenas e dezenas de vezes, pelo menos desde que começou o processo Casa Pia? Pode-se sempre dizer que alguma vez a "justiça" deveria "funcionar", só que é um pouco estranho que só o faça contra um jornal que denunciou o que, para não sugerir outra coisa, foi uma negligência grave do Ministério Público. Por isso diz bem Eduardo Pitta no Da Literatura:
"Hoje levantei-me cedo. Fui ler os jornais e os blogues do costume. É distracção minha, ou não estão convocadas manifestações de solidariedade em frente ao 24 Horas? No momento em que, pela primeira vez em trinta anos de democracia, um jornal português é alvo de rusga policial, onde páram os estrénuos defensores da liberdade de expressão? Acaso supõem que ela é indissociável de uma imprensa livre? Que é feito dos blogues de causas? E da indignação bem-pensante? Eu percebo. O 24 Horas não é dos «nossos». Nós somos todos muito finos para nos preocuparmos com jornalismo marron. Mas e o senhor Presidente da República? Desta vez não considera que estejam em causa direitos fundamentais?"

*

Novos tempos (do New York Times):
"For the first time, a major publisher is offering a book online at no cost to readers, supported by advertising. HarperCollins is selling the book, "Go It Alone! The Secret to Building a Successful Business on Your Own" by Bruce Judson, through Mr. Judson's site, brucejudson.com. "

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]