ABRUPTO

4.1.06


CONTRIBUIÇÕES PARA BOAS / PÉSSIMAS COISAS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESA EM 2005, VISTAS POR UM GRANDE (EM QUANTIDADE) CONSUMIDOR - 3



Rui Cádima, TV’05: desencontros com a Ética de antena, a Cidadania e o Desenvolvimento do país no Irreal TV.

*

Três destaques de 2005:

Na televisão, registo como inequivocamente positivo em 2005 a consolidação de um programa de debate e informação em horário nobre: o programa Prós e Contras, na RTP 1.
(...)
Na rádio, a nota negativa foi a confirmação da perda da TSF como referência cultural audiófila, de resto já prenunciada nos pressupostos percepcionados quando do afastamento de Carlos Andrade, em 2004 ainda. A TSF é hoje uma antena mimética do mainstream, repercutindo o conceito de dezenas de outras rádios, sem imaginação ou novidade. É certo que a informação continua sendo a melhor, mas já quase nem apetece mudar para o 89,5 para ouvir míseros 2 a 3 minutos de títulos. E quanto a debate, apenas Carlos Pinto Coelho consegue, por vezes, interessar.

Na rádio, pelo positivo desta vez, para destacar o lançamento em fins de 2005 da nova grelha da Antena 2 para 2006. O novo conceito então anunciado, com temáticas mais diversificadas, formatos refeitos e inovações fortemente promissoras foi a última grande notícia nos media em 2005.

Transcorridos três dias com a nova grelha, sublinho o novo espaço de Ricardo Saló, no programa A Fuga da Arte (aos domingos, das 20:00 às 21:00), provavelmente – e bastou-me uma emissão - o mais estimulante projecto de rádio hoje disponível.

(Vítor Reis Machado)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]