ABRUPTO

26.12.05


LENDO / VENDO /OUVINDO
(BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÕES, IMAGENS, SONS, PAPÉIS, PAREDES)

(26 de Dezembro)


____________________________

Ontem, como hoje, as capas dos livros são muito importantes. Hoje, parece que são decisivas:
"As we walk into any bookshop for an impulse purchase, we base our choice on the same superficial attractions as a Casanova walking into a singles bar. And all the new places where books are now sold — the internet, the bookshop’s three-for-two tables, the supermarket — are making us even more likely to judge a book by its cover."
*

Bibliofilia, livros, livros velhos.

Um livro de propaganda pró-URSS da Editorial Calvino. No fim da II Guerra, os livros da Calvino, uma editora do PC do Brasil, eram muito populares em Portugal nos meios da oposição. E um fabuloso livro do Dr. Brenner, Amor e Segurança. Processos Fáceis para Evitar a Procreação, sólido na sua 10ª edição, um manual popular de anti-concepção. Na capa, o mundo das rosas do planeamento familiar, e o dos espinhos, da filharada insegura. O livro é um tratado sobre "as novas aspirações do povo e do progresso, contra as tradições e interesse de uma sociedade velha e rotinaria, na luta do capital contra o pauperismo", na qual se insere esta "solução inesperada [que ] foi encontrada para o problema social." Obviamente, "o capital teve medo e perseguiu-a". Já havia causas "fracturantes".


*

Montras, montras de alfarrabista. A melhor que vi nestes dias foi a da livraria Chaminé da Mota, na Rua das Flores no Porto, aqui mal reproduzida numas fotos de telefone.


No meio, está um jornal com um artigo de Alves Redol com recomendações para quem passa o Natal solitário. À volta revistas, gravuras e livros sobre o Natal. O Diabrete com uns Reis Magos ao estilo dos anos trinta, uma página de Raúl Proença, com ilustrações de Bernardo Marques. O que faz a força desta livraria, - a atenção a materiais não-livro, efemera, revistas, folhetos, publicações que eram tidas como de interesse apenas para o coleccionista -, permitiu esta montra diferente e onde não se vê apenas, mas se descobre.

Em complemento, veja-se a lista de Os Melhores Alfarrabistas Portugueses de 2005 no Almocreve das Petas.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]