ABRUPTO

22.12.05


LENDO / VENDO /OUVINDO
(BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÕES, IMAGENS, SONS, PAPÉIS, PAREDES)

(22 de Dezembro)


____________________________

Morreu a "cultura de massas"? Uma resposta no Los Angeles Times:
"The real story isn't so much the death of the old mass culture or the rise of a new, fragmented technoculture, but the empowerment of the American consumer — which isn't quite the same as the American citizen.

Beyond racing out to get the must-hear Mariah Carey single and see Hollywood's 10-ton gorillas, We, the People are poring over iTunes playlists of friends, celebrities and strangers to find music that matches our personal preferences. And tapping services like Pandora to stream customized "radio stations" into our PCs. And browsing the endless virtual shopping aisles of opinion and analysis in the blogosphere.

En masse, people not named Rupert Murdoch or Ted Turner are using increasingly accessible technology to wrest control of cultural production — creating, curating and critiquing their own output and nudging along its consumption. An enterprising anarchist-death metal band, say, can make a video, post it on MySpace, sell its home-pressed CD off the Web and develop a base of fans who chat, post reviews and forward the video link to friends."
*

Boa frase de blogue: "Aquele homem sofria de um caso de dupla personalidade. E quando começou a chocar com os móveis e as paredes, percebeu que estava a ser dominado pelo seu alter-cego."(No voo cego a nada).

*

Nos artigos de Augusto M. Seabra, no "desligado" Público, têm vindo a ser publicados dados preciosos sobre a promiscuidade no sector da arte e da cultura, entre curadores de museus, comissários de exposições e responsáveis por fundos de investimento privado em arte, que raras vezes são sujeitos a escrutínio público. Há aí muito a fazer, rompendo um silêncio de grupos de amigos e de interesses, que afecta a imprensa especializada, que não se comporta com critérios jornalísticos, mas como extensão desses grupos. Aliás seria interessante também saber mais sobre as principais produtoras de programas "culturais" e recreativos para a televisão, e a natureza quase monopolista das suas relações, por exemplo, com a televisão pública. Há aí todo um mundo de interesses que vive na obscuridade, e que merecia uma parte da ainda bruxuleante luz que já existe para o mundo da política e dos negócios, e que se esboça muito timidamente no mundo das sociedades de advogados, e no jornalismo económico.

Exemplos retirados do artigo de hoje de Augusto M. Seabra, inserido numa polémica com a Ministra da Cultura:
"Sabem os leitores do PÚBLICO; e saberá a ministra da Cultura, que Pedro Lapa, director desse museu, declarou desempenhar "parcialmente funções de curador na Ellipse Foundation"; assim sendo, é também "parcialmente" que desempenha as funções no museu. Quem autorizou esta acumulação? Como se adequa ela, e ao abrigo de que excepção, com o regime de exclusividade de dirigentes da administração pública, ora consignado no artigo 14, nº2, da Lei nº51/2005? Que relação julga a tutela existir entre o desempenho "parcial" das funções públicas e a prossecução ou abandono de facto das actividades estatutárias do museu? Tem havido ou não, em consequência, uma quebra da frequência? Foram feitos "periodicamente estudos de público e de avaliação", de acordo com o artigo 57 da Lei nº47/2004, Lei-Quadro dos Museus? Que plano anual de actividades apresentou o director do museu à tutela nos termos do artigo 44 da mesma lei?
Como também é público, e verificável em www.ellipsefoundation.com, são curadores desse fundo de investimento em arte do Banco Privado Português Pedro Lapa e Alexandre Melo, assessor cultural do primeiro-ministro. Como é público, houve promiscuidade de interesses na exposição dedicada a James Coleman, e, acrescento eu, na de William Kentridge, ainda patente - pois que mesmo que as cópias em exibição provenham da galeria Marian Goodman, e podendo ser das destinadas a circular, outras cópias, e para todos os efeitos a mesma obra, foram adquiridas pela Ellipse. Um museu nacional foi transformado num usufruto privado, Chez Lapa ao Chiado."
*

My Photo

A discussão sobre a A CAPA DA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA DO PÚBLICO (a do King Kong) resumida e comentada no INDÚSTRIAS CULTURAIS. Já agora, voto em Rogério Santos para Pai Natal da blogosfera...

*

Para melhorar a cobertura de debates e usar todas as potencialidades da rede, esta sugestão do Poynter Online com origem canadiana.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]