ABRUPTO

28.10.05


LENDO / VENDO BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÃO E OUTROS MEDIA



Excelente notícia no Público: "O Parlamento da Galiza aprovou, por unanimidade, uma declaração institucional de apoio à candidatura das tradições orais galaico-portuguesas a Património Imaterial da UNESCO." Eu sou pouco regionalista, mesmo nada, mas esta é a única "região" a que me sinto pertencer. Não me esqueço da emoção com que ouvi pela primeira vez, há muitos anos, falar galego, o nosso português do Norte, numa passagem clandestina da fronteira. Era a palavra certa, na língua certa, no momento certo. Na língua de Rosalia.

*

Interessante, muito interessante. No Diário de Notícias, uma notícia para ilustrar o provérbio de que "mais depressa se apanha um mentiroso ..." :
"A possibilidade de Paulo Portas se perfilar como candidato à Presidência da República foi levada muito a sério por alguns dos nomes que mais de perto o acompanharam na anterior direcção do CDS/PP. Prova disso foi a realização de uma sondagem sobre eleições presidenciais, que incluía o nome do ex-líder centrista. O estudo, feito pela empresa Eurosondagem e depositado na Alta Autoridade para a Comunicação Social, foi pedido em nome de ex-secretários-gerais do CDS - referindo os nomes dos actuais deputados Pedro Mota Soares e João Rebelo -, mas o DN apurou que a iniciativa partiu de um universo mais abrangente de nomes próximos de Portas."
*

Não se percebe por que é que no Diário de Notícias em linha alguns artigos de opinião aparecem na secção "Editorial" e não na "Opinião". É um erro que deve ser corrigido, porque senão um dos editoriais de hoje é escrito por Jorge Coelho e ainda não chegamos lá.

*

No bloc mais francês que a França, La Republique des Livres de Assouline, novidades sobre o Divino Marquês. Um apontamento de Sade lá citado:

"1. Il y avait à Athènes une loi qui séparait l'homme de l'opinion qu'il annonçait, et l'auteur de l'ouvrage qu'il publiait.

2. Galilée fut persécuté pour avoir découvert les secrets du ciel; des ignorants furent ses bourreaux. Je le suis pour avoir révélé les mystères de la conscience des hommes; et des sots me tyrannisent. L'esprit, la science et l'imagination seront toujours le désespoir des gens stupides."

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]