ABRUPTO

22.10.05


COISAS DA SÁBADO:
ESTAMOS VELHOS, MAIS VALE NÃO DISFARÇAR



Existe um blogue “não oficial de apoio à candidatura de Mário Soares à Presidência da República” chamado Super Mário . A coisa não deixa de ter graça e ser …infinitamente reveladora. É uma tentativa de reeditar o “Soares é fixe” de 1985, dando o ar primaveril e de juventude, que ninguém é capaz de descortinar na candidatura. Suspeito até que o candidato é o mais novo de todos eles, porque depois é tudo como aqueles “jovens” do Konsomol que, com quarenta anos, “representavam” as juventudes comunistas soviéticas.

O boneco é muito juvenil, o lettering a imitar os jogos de consola, mas já muito moderadamente porque o bom gosto grave impede de ir mais longe. Sugeria aliás que fizessem o “Super Mário” correr aos saltinhos numa tira por baixo, em vez de o colocar estático ao lado. A recolher bolinhas e a coleccionar estrelinhas, ou, porque não, votinhos e a gritar coisas de italiano de pizaria. E a pisar o nefando Alegre, amador de peixe grelhado e não de pizas, para no último dia, da última hora, encontrar no Passeio da Avenida a incarnação do mal, o seco Cavaco.

Depois é tudo “oficial” a começar pelo “não oficial”. Fosse o blogue uma iniciativa de jovens, nunca lhes ocorreria o pomposo “não oficial” e fariam as maiores aleivosias à candidatura … divertindo-se. Mas não, é tudo gente séria e respeitável, que começa logo por nos explicar: “no nome do blog há uma ironia e uma homenagem. Uma ironia porque Soares não é, evidentemente, nenhum super-herói”, com medo de parecer politicamente incorrecta.

E não é que o imperialismo americano está demasiado presente... No Blogspot? Sediado nos EUA, o Grande Satã? Depois escrevem “blog” e não “bloc” como mandam os franceses, o pilar anti-americano da Europa, e nem sequer aportuguesam para “blogue”. E depois, há lá alguma coisa mais culturalmente globalizadora do que os jogos da Sony, da Nintendo, da Playstation, da X-Box? Vá lá, acertem ao menos no juvenil disfarce.

Boa sorte, Super Mário, cuidado com os alçapões!

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]