ABRUPTO

16.9.05


SEGUREM-ME SFF

De há muito tempo que tento evitar fazer duas magníficas e certeiras comparações entre políticos portugueses e duas personagens “larger than life”, com que eles se parecem em quase tudo. Quase tudo. Miméticos até ao limite do espelho. Depois faço censura. Seguro-me, digo aos outros para me segurarem. Não, não escrevas esse artigo sobre Porfírio Rubirosa e a sua cópia nacional. Já ninguém sabe quem ele é, deixa o homem sossegado. Mas é exactamente igual, vê aquela história das dragas com a Flor de Oro Trujillo … Seguro-me, seguram-me.

E o outro? O outro é Huey P. Long, o governador da Louisiana, que muitos americanos (principalmente fora da Louisiana) consideram que foi o melhor candidato a “ditador” que a América jamais teve, lembrado ainda hoje com saudade nos bayou. “Se não o tivessem morto, chegava a Presidente”. Também cá temos o nosso, falando alto e grosso, tão, tão, tão parecido nos discursos, no justicialismo, na “obra feita”. Deixa lá isso, ninguém sabe quem foi esse Long, só te metes em sarilhos, depois ele insulta-te, não vale a pena… Seguro-me, seguram-me.

Pois é, mas o Rubirosa e o Long são tão parecidos com as nossas versões, ao menos podia fazer uma coisa neutra, distante, biográfica, americana, dominicana, seja lá o que for…

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]