ABRUPTO

26.9.05


À PROCURA DA PALAVRA 2

Muito obrigado aos excelentes leitores do Abrupto (Tiago Loureiro, Pedro Domingos, João Paulo Barros, Alberto Mendes, José Viana Gomes, Leonel Morgado, etc.) que me enviaram indicações sobre os problemas com o MSWord. Entre essas indicações incluem-se endereços de páginas sobre a formatação do texto, livros e sugestões para a utilização dos programas Endnote e LaTeX (que o Word teima em escrever LÁTEX). Estou agora a estudar as informações que recebi.

Entretanto formatei todo o texto e notas já existentes de um projecto de dicionário - enciclopédia numa tabela do Word, usando a primeira coluna para fazer os títulos das entradas, e as outras colunas com texto em bruto e a bibliografia. Resolve-me para já o problema de organizar o texto e poder juntar fragmentos que são fáceis de anexar ao texto principal através da ordem alfabética. Tenho assim cerca de 590 páginas na horizontal, para maximizar as colunas da tabela, e os problemas dos textos longos começam a aparecer e só se irão agravar, porque calculo que as páginas vão triplicar ou quadruplicar. A correlação “marcador” – “hiperligação” também funciona mal, para as referências cruzadas. Nada que não fosse previsível quer por asneira minha, quer pelas dificuldades de um texto complexo. Vou ver se estudo mais em detalhe as possíveis variantes. Obrigado.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]