ABRUPTO

5.9.05


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
UMA RESPOSTA À PERGUNTA SOBRE O CIBERDÚVIDAS


Acho que a questão à volta do Ciberdúvidas não passou de um equívoco. Pelo lado da Portugal Telecom sempre houve e sempre haverá a intenção de apoiar a sua existência. Nunca houve a intenção de deixar morrer este projecto, actualmente já apoiado por nós, assim os seus responsáveis o queiram e possam manter. É nesse sentido que já estamos a trabalhar com o seu principal mentor.

(José Carlos Baldino, Administrador PT.Com)

*

Como não fica claro (pelo menos para mim) a que equívoco se refere o dr. José Carlos Baldino sobre «a questão à volta do Ciberdúvidas» – e sob pena de a sua presente situação não ter passado de um logro (obviamente da minha responsabilidade) –, lamento ser obrigado a pôr os seguintes pontos nos ii, até pela consideração e estima que tenho pelo director do SAPO, a quem devo o alojamento do Ciberdúvidas no portal da PT, depois de ter ficado com a sua inteira responsabilidade, após o falecimento do seu “mecenas”, o meu saudoso amigo João Carreira Bom:

1- O Ciberdúvidas está suspenso desde Junho e desde Junho que é do domínio público o seu não regresso, caso eu e a Sociedade da Língua Portuguesa não conseguíssemos obviar parte do seu financiamento, por via do fim da habilitação POSI (graças, volto a repetir, ao empenho pessoal do então primeiro-ministro Durão Barroso);

2- Das muitas entidades, públicas e privadas, contactadas e que recusaram liminarmente qualquer apoio ou sequer se dignaram a uma resposta civilizada, a Portugal Telecom foi uma delas. Tão chocante quanto a sua natureza e os conhecidos apoios ao futebol profissional.

3- No caso da Portugal Telecom deu-se até o caso de a sua administradora Isabel Corte-Real ter recusado a proposta do Instituto Camões, cuja presidente, dr.ª Simoneta da Luz Afonso, tem tentado, por todas as formas, um apoio ao Ciberdúvidas, sob a alegação de a PT «já estar a fazer um grande favor» (sic) ao Ciberdúvidas, com o alojamento no SAPO.

4- Com o SAPO, com cujos responsáveis, incluindo o dr. José Carlos Baldino, cheguei a abordar o problema da publicidade que passa no Ciberdúvidas sem qualquer benefício seu (ao contrário do que estava previsto no acordo estabelecido há dois anos), nunca houve a mínima sensibilização para qualquer apoio suplementar que não o alojamento e apenas o alojamento.

5- Só na última sexta-feira, dia 2 de Setembro – portanto, três meses após encerramento do Ciberdúvidas e mais de 15 dias depois de estar a correr, já, a petição subscrita pelo australiano Chrys Chrystello (foi preciso ser uma australiano, não é mesmo espantoso?) –, recebi o telefonema de um colaborador do dr. José Carlos Baldino, dando-me conhecimento da abertura de o SAPO em auxiliar uma parte das despesas do Ciberdúvidas, enquanto serviço público, sem fins lucrativos ou comerciais, e com o papel que desempenha em todo o espaço lusófono.

Esta é a verdade dos factos, e só tenho a agradecer ao dr. Pacheco Pereira e ao seu excelente Abrupto a preciosa ajuda para este debate e do que ele produziu: o Ciberdúvidas vai mesmo continuar, graças a duas entidades privadas que a seu tempo se dará conhecimento. Só espero que o Estado português não se demita de um projecto que, até pela irrelevância das verbas em causa, deve estar obrigatoriamente associado.

(José Mário Costa)
*

Se dúvidas restassem estão esclarecidas, o problema do Ciberdúvidas afinal está resolvido. E isso era o mais importante. Não vou por isso contestar publicamente as afirmações do José Mario Costa por respeito ao próprio, ao projecto e aos nomes citados. Obviamente que não aceitamos a maior parte delas. O Ciberdúvidas sempre foi recebido de braços abertos no SAPO, tendo apoiado o projecto nos seus momentos mais dificeis e dando-lhe a visibilidade que merece. Parece-nos óbvio que isso não foi suficiente do ponto de vista do Ciberdúvidas. Não se pode agradar sempre. O importante é que o motivo que nos levou a apoiar tão importante projecto, a sua sobrevivência, está hoje resolvido. Desejamos por isso as maiores felicidades ao José Mario Costa e ao Ciberdúvidas.

(José Carlos Baldino, Administrador PT.Com)

FIM

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]