ABRUPTO

14.6.05


TRIBULAÇÕES DE UM IGNORANTE

Que viu a notícia de última hora no Público Norton de Matos apresentado por uma época no Setúbal e que se convenceu, na sua absoluta ignorância, que era do velho general republicano que se falava. Não percebia o título, mas enfim há muitas notícias de que não se percebe o título. Até pensei que era uma peça de teatro.E depois sai-me um treinador de futebol de uma coisa chamada Vitória de Setúbal…

*
Eu percebo que não esteja a par dessas questões do futebol , que deste senhor Norton não saiba nada. Mas há aí outra questão... É que eu, além de ser do Porto - Gaia , mais exactamente, e de ser um adepto não muito "ferrenho" - que isso nunca achei justificável- do Porto ( F.C.) - já viví uns anos em Setúbal. E em muitas outras terras deste país ( prof. de mochila às costas por vários anos ). Só que nestas terras as equipas de futebol são um forte lugar e apoio da identidade das gentes , por mais insignificantes que sejam . Até, aqui, o Avintes e o Oliveira do Douro o são, naturalmente , apesar da forte concorrência dos "grandes"...
Assim, achei muito infeliz sobretudo quando diz ..que é.treinador "de uma coisa chamada Vitória de Setúbal ". Já agora acrescento que " a coisa " , caso não saiba foi este ano o Campeão Nacional, ganhando na final contra o Benfica. Outra "coisa" que vem alimentar o "ego" por algum tempo dos homens do Sado, nestas terras tão "carentes" de auto-estima e valorização...
Compreendo que isto possa ser levado para aspectos negativos do chamado "bairrismo", etc., mas acho que esta nota é importante. O mesmo diria se estivessemos falando do Braga, do Leixões ou do Guimarães ou até das Columbófilas que , não sei ainda explicar , tanta gente teima em manter activas.

(José A. Casanova)
*
No entanto neste seu artigo de opinião, julgo que foi um bocado longe demais. Sei que infelizmente se dá demasiada importância ao futebol, que ele comanda as noticias, as conversas e até as próprias vidas das pessoas.
Sei que às vezes não estamos minimamente interessado que A ou B tenham jogado, ou perdido ou que este ou aquele jogador foi negociado por valores que são um autentico atentado à dignidade de pessoas que trabalham várias horas todos os dias e que sobrevivem com o salário mínimo nacional. Mas apesar disso, julgo que foi infeliz na expressão “E depois sai-me um treinador de futebol de uma coisa chamada Vitória de Setúbal…”

Então o Vitória de Setúbal é uma coisa? Um clube de bairro não é uma coisa mesmo quando tem apenas meia dúzia de associados, quanto mais um clube com décadas de existência, vencedor de algumas taças de Portugal e que nos vai representar este ano nas competições europeias.

Por favor sr Pacheco Pereira, lá que não goste de futebol tudo bem, e até percebo, mas tenha algum respeito pelas pessoas que gostam e se apaixonaram pela modalidade, e pelo clube que devido à sua dimensão já muito fez pela promoção da cidade e desenvolvimento desportivo de jovens nas mais diversas modalidades.

(Rui Rodrigues)
*
Quando pela primeira vez li o post "TRIBULAÇÕES DE UM IGNORANTE" pensei para com os meus botões: o que é preocupante não é que Pacheco Pereira pense que uma notícia sobre o novo treinador do Setúbal diga respeito a um velho general republicano da oposição a Salazar. O que é preocupante é que para a esmagadora maioria dos portugueses uma notícia sobre o general Norton de Matos seria tomada como uma notícia sobre o novo treinador do Setúbal.
Afinal a coisa ainda é pior. Está instalada a revolta, porque Pacheco Pereira disse que essa coisa que é o clube de futebol de Setúbal era isso mesmo, uma coisa.
Estranha coisa esta a que ainda chamamos Portugal.

(António Cardoso da Conceição)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]