ABRUPTO

17.6.05


OS LIVROS DA SÁBADO

UM LIVRO QUE NÃO PODE CONTINUAR ESGOTADO E INACESSÍVEL


O livro de Silva Marques O PCP visto por Dentro – Relatos da Clandestinidade, editado pelo Expresso em 1976, foi a primeira memória portuguesa de um antigo militante comunista sobre os seus anos de clandestinidade como funcionário do PCP. Quando foi publicado era um livro de grande coragem, sem precedente numa memorialística quase sempre heróica e apologética, relatando com humor e precisão, os mecanismos internos da clandestinidade, incluindo cenas típicas que nunca em Portugal tinham visto letra de forma, como a cena em que Silva Marques é expulso por Carlos Brito. Era uma análise fina, sociológica e psicológica, muito atenta à diferença entre as palavras e a realidade, e ao valor da nomeação, de chamar nomes às coisas como se elas mudassem por isso, que está no coração do mundo comunista. Por que é que nos temos de tratar por “amigos” e não por “camaradas”, perguntava o jovem funcionário Silva Marques? Na resposta está, como em todas as coisas deste mundo claustrofóbico e impregnado tanto de dedicação como de cegueira, toda uma visão do mundo.

Resumindo e concluindo: o livro de Silva Marques permanece, quase trinta anos depois, a melhor memória do interior comunista jamais publicada em Portugal e um livro de leitura agradável e que prende o seu leitor. Não se percebe que continue esgotado e inacessível.

(Este texto foi escrito antes da morte de Cunhal. A completa ausência do livro de Silva Marques nos documentários televisivos, preparados com muita antecedência, é mais um sinal da memória curta da comunicação social. Memória curta, ou seja, ignorância.)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]