ABRUPTO

24.5.05


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES
AR PURO E FUTEBOLÂNDIA


Penso que o Abrupto (...) vai gostar de fazer saber ao país que não se vive só de futebol, nestes dias... o João Garcia é um alpinista português que, no passado Sábado, subiu ao 4º cume mais alto do Mundo (Lhotse, 8516m). Foi o primeiro português que pisou o Everest em 1999, facto que lhe deu a notoriedade actual porque sofreu um grave acidente e também porque nele perdeu o seu melhor amigo. Como no passado Sábado tudo correu bem e o João não teve acidente nenhum, foi notícia ontem, no jornal da SIC, durante 2 minutos, e ninguém festejou coisa nenhuma, a não ser a família e os amigos dele!

Este homem já subiu seis dos catorze cumes mais altos do Mundo, o que é notável se pensarmos que até hoje apenas doze criaturas foram capazes de o fazer... Quando se vai à lua e a mais uma série de lugares, o que é que isto tem de especial? Estes catorze cumes têm altitudes superiores a oito mil metros, onde a parca oxigenação do cérebro luta com a racionalidade necessária para não cometer nenhum erro. Erros, descuidos ou cálculos imperfeitos pagam-se com a vida! A uma altitude em que é preciso inspirar oito vezes para conseguir dar um passo... é caso para dizer que temos um héroi nacional! Um requinte: quando subiu ao Everest, juntou-se a uma pequena elite de aproximadamente oitenta pessoas que o conseguiram fazer sem recurso a oxigénio artificial, entre os aproximadamente 2 milhares de pessoas que já lá foram.

(...)

Nunca terei seguramente capacidade para entender o que é que motiva o João a desafiar a morte repetidamente, mas fico orgulhosa por saber que há um homem que leva Portugal ao topo do Mundo, a troco de algo que só ele entende.

Acredito que o caro JPP também esteja orgulhoso do João Garcia, um herói nacional genuíno, só comparável aos nossos navegadores quinhentistas... que, por ares não antes respirados e mais do que permite a força humana, em lugares remotos conseguiu marcar, a presença do grande Portugal!

Portugal queixa-se de tudo. Depois comemora tudo. E volta tudo ao habitual queixume.... O João não é comemorado, mas não se queixa. E volta a planear a nova subida, para levar Portugal ao tecto do Mundo.

Mais factos e opiniões no site do jornal Público e no blogue que alguns amigos dele iniciaram há uns dias, para lhe dar leitura de cabeçeira quando ele chegar ao aeroporto da Portela e, mais uma vez, ser um notável desconhecido!

(Sofia Pereira)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]