ABRUPTO

30.5.05


AFINAL HÁ LENDAS URBANAS QUE SÃO VERDADEIRAS 14

SINAIS DA POLÍTICA EM ERAS VIOLENTAS 2



As histórias que estes livros e brochuras contam são todas exemplares da violência que atravessou o século XX. As duas brochuras são propaganda alemã do tempo da guerra editada em português. Uma, é uma resenha do trabalho alemão nos "ersatz", produtos industriais inventados para substituir matérias-primas a que os alemães não tinham acesso durante o conflito. O livro tem no fim uma série de páginas de publicidade comercial de empresas alemãs ligadas a este esforço que incluem a AEG, a Krebs, a gigante química e farmacêutica Merck, a Siemens, as fábricas de vidros de Jena. Entre os produtos-"ersatz" estavam a baquelite, lãs de celulose, borracha sintética, vidro "Plexi", ligas cerâmicas e de alumínio e zinco.

A Vida Continua!
refere uma história bem mais trágica, até porque data de 1944: as destruições das cidades alemãs no fim da guerra. Na contra-capa interior uma citação de Hitler "as centenas de milhar daqueles que por acção das bombas perderam os seus haveres são a guarda avançada da vingança."

O "forçado", uma típica edição anticomunista do início da guerra fria, contendo o "verdadeiro depoimento do cardeal Mindszenty", o cardeal hungaro que foi feito prisioneiro pelos comunistas. A edição portuguesa é de 1949.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]