ABRUPTO

21.2.05


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: SOBRE OS VOTOS EM BRANCO

Os votos em branco, que Ricardo Carvalho (21:23 VOTOS EM BRANCO) incorrecta e abusivamente associa a um virtual "Partido de Saramago", merecem, efectivamente, uma leitura política. Que lamentavelmente ninguém parece interessado em fazer neste rescaldo de clubite partidária. Muitos terão encontrado no voto branco a única saída para o protesto contra o partido que deixou chegar à sua presidência e aceder ao (des)governo de Portugal um homem como Santana Lopes, que, na verdade, já todos "sabíamos quem era".

(Helena Rodrigues)

*

O voto em branco é um direito, e não foge ao cumprimento da obrigação cívica de votar. É a 6ª "força política", e a 1ª sem assento parlamentar. Muito diferente da abstenção e do voto nulo, o voto em branco é a autêntica expressão de quem está totalmente desiludido com as opções que lhe são apresentadas.

De entre os vários argumentos que tenho ouvido contra o voto em branco, há apenas um que subscrevo: os boletins de voto em branco podem ser usados fraudulentamente, sendo convertidos fácilmente em votos em um qualquer partido.

Sugestão: acrescentar uma opção de voto em branco nos buletins de voto.

(Luis Vaz de Carvalho)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]