ABRUPTO

24.2.05


JORNALISMO CUIDADO

No Jornal de Notícias desta Segunda-Feira, na última página eram apresentadas quatro ou cinco citações de blogues, entre os quais o Abrupto, o Barnabé, a Causa Nossa e outros que não me recordo. Tinha o nome do blog, em formato URL, e por baixo a citação.

A citação do Abrupto era a seguinte :

O PS está à altura deste resultado?
Eu acho que o resultado é em si mesmo gerador de responsabilidade.Que absurdo seria face a tão grande capital de esperança falhar...o golo.O inimigo era a abstenção e foi vencido.A campanha suja veio a seguir e podia ter liquidado humana e politicamente Sócrates.Foi derrotada. A responsabilidade é acrescida, mas foi forjada neste quadro difícil. Por isso
confio e acredito.

Como V. sabe melhor do que eu, estas palavras são do José Magalhães. Acontece que o jornal não identificou o autor, levando por isso a pensar que o autor das mesmas era o autor do blog.

Na minha opinião, isto não foi inocente. O "jornalista" que seleccionou os textos, de certeza que leu o nome de José Magalhães no fim do texto e até o motivo porque estava ele ali a escrever, mas optou por não o identificar. As razões deste "lapso" para mim são claras: As pessoas que não lêem os blogues, e que são a esmagadora maioria, muitas delas pelo menos já ouviram falar do Abrupto como sendo o "blog do Pacheco Pereira". Assim o objectivo escondido era atribuir-lhe a si o "confio e acredito" que o "PS está à altura do resultado".
Obviamente que a seguir não vão confirmar se é verdade ou não. Primeiro porque é suposto ser uma citação, segundo, como é conhecida a sua discordância face a Santana Lopes, são levadas a pensar que até pode ser verdade o que estão a ler e que de facto até acredita no Sócrates.

Como não vi qualquer referência no Abrupto a isto, só posso presumir que, ou não tomou conhecimento ou não deu importância. Se é o segundo caso, pelo menos fica registada a minha indignação perante este "jornalismo".

(Mário Almeida)

Não vi. Obrigado por me ter informado.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]