ABRUPTO

15.1.05


PERGUNTAS

Se se acender um fósforo em Titã , o que é que acontece? Vai tudo pelos ares? Sempre é metano o que lá está, mas é o mesmo metano das minas, o que mata os passarinhos que avisam os mineiros? Pode-se acender um fósforo em Titã? E se não for um fósforo, mas qualquer outra coisa que "acenda"? A centelha pode incendiar a planície? Tinha razão, em Titã, o camarada Mao Zedong?

*
Em Titã, um fósforo não acende e o metano não arde porque aparentemente não há oxigénio. Além disso, está muito frio e a pressão é muito alta. Se lá tivesse existido uma poça de oxigénio, já há muito teria sido consumida, a não ser que exista algures em Titã um mecanismo que mantenha a atmosfera longe do equilíbrio, como por exemplo vida. Na Terra, a atmosfera está longe do equilíbrio químico porque o oxigénio e o azoto são de origem biológica.
(João Miranda)

*
Estas são de resposta fácil. Para haver combustão, é necessário um combustível (esse está lá) e um comburente (que aqui, na velha Terra, é geralmente o oxigénio do ar) que - segundo se pensa - não está lá.
Donde, é tão impossível uma chama em Titã como aqui na nossa atmosfera, se não tiver combustível. Podemos imaginar um isqueiro BIC a funcionar em Titã, mas o depósito teria que estar cheio de ar comprimido (ou oxigénio). Enquanto aqui na Terra, com ar em todo o lado, para haver fogo temos que arranjar combustível, em Titã, com metano (combustível) em todo o lado, para haver fogo temos que arranjar ar!
(João Ventura)

*
Esta é a fórmula que expressa a combustão do metano:

CH4 (g) + 2 O2 (g) CO2 (g) + 2 H2O (l)

como é evidente, se não houver oxigénio em Titã não haverá combustão.
Nem o azoto nos safa aqui, esse gás inerte que por aqui não nos aquece nem nos arrefece (a não ser que sejamos mergulhadores..)

Logo, o mais certo era nem sequer conseguirmos acender o fósforo..
(Alexandre Monteiro)

*
A pergunta correcta seria «E também há oxigénio?» É dos compêndios básicos da química que uma reacção de combustão necessita de oxigénio… o metano «queima» na presença do oxigénio. Se existir oxigénio ele permitirá a combustão do metano, pelo menos enquanto existir, pois além do metano, também o oxigénio se consome nesta reacção.

O mais curioso… e pura especulação científica, delírio mesmo, a combustão do metano iria resultar em dióxido de carbono (que ajudaria a elevar a temperatura média da atmosfera e contribuiria para um saudável efeito estufa) e vapor de água. Vamos queimar Titã para obtermos um planetóide mais quente e com água? Puro delírio naturalmente… tal como há 50 anos seria delírio pensar que uma nave europeia aterraria tão longe…
(Emanuel Ferreira)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]