ABRUPTO

22.1.05


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: DEPOIMENTO DE FERNANDO SIMÕES, O ÚNICO PORTUGUÊS DIRECTAMENTE ENVOLVIDO NA MISSÃO HUYGENS

Vi alguns textos no vosso blog, e também em outros, e gostaria de tecer alguns comentários. Se acharem útil poderão divulgar esta informação.

1- A missão Cassini-Huygens é um projecto que já dura há vinte anos. Algumas pessoas começaram mesmo a trabalhar para ela há mais tempo.

2- Quando a sonda foi lançada, em 1997, Portugal ainda não fazia parte da ESA.

3- A missão é liderada pela NASA, mas a Huygens é 100% da ESA. Todavia, há instrumentos europeus a bordo da Cassini, bem como instrumentos americanos a bordo da Huygens. Chama-se a isso cooperação... E ciência é para a humanidade, não só para uma pessoa, um país, ou mesmo uma geração.

4- Houve pessoas que se empenharam intensamente nesta missão. Algumas delas já não estão entre nós... Passou muito tempo entre idealizar, construir, testar, enviar, e recolher os dados... Neste caso, houve quem semeasse e quem viesse colher... Eu, afortunadamente, faço parte dos que colhem o trabalho de outros, mas isso não implica mais ou menos importância, porque todos fazemos parte desta vontade humana de conhecer e de explorar...

5- Sou a única pessoa portuguesa directamente envolvida no projecto... Isso não me enche de orgulho, antes pelo contrário... Gostaria de ter começada mais cedo no projecto e que fossemos muitos mais, mas esses dias estão a caminho. Para isso há portugueses a receber formação na ESA. Só espero que aproveitem bem esse tempo.

6- Não há mais pessoas portuguesas a trabalhar directamente na missão Huygens, mas há quem também investigue Titã: Maarten Roos, David Luz, Carlos Pintassilgo, Alberto Negrão.

7- Quando estava numa das salas de reuniões do ESOC e cada «Principal Investigator» apresentou os seus resultados fiquei radiante, não só com o meu investigador principal, mas também com os outros... Porém, a minha maior admiração ficou registada para com a pessoa responsável pela experiência Doppler, para medir os ventos... Os seus olhos, apesar da frustração pessoal, conseguiam ver mais além... Eu dificilmente conseguirei perceber o que sentiu o Mike quando viu que a sua experiência tinha funcionado, mas não tinha recebido dados... Porém, nem tudo está perdido. A partir de radiotelescópios terrestres, irá ser possível reconstruir o sinal emitido pela Huygens, ainda que vá demorar mais tempo e a precisão não seja a mesma. Não é a mesma coisa, não é a sua experiência, mas nem tudo está perdido para este cientista.

8- Ainda irão ouvir falar de mim para outros projectos, mas a seu tempo saberão. Mesmo contra o derrotismo geral, mesmo com a indiferença da classe política, eu continuo a acreditar que fazer ciência é fantástico, que é no meio da adversidade que se percebe o que é verdadeiramente sublime... Quem partilhar deste sonho que não desista, pois haveremos de fazer estes projectos em conjunto...

9- Acredito firmemente que o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural de todos nós, portugueses, passa também pelo que possamos fazer na área espacial. O meu compromisso é sério e empenhado. Haveremos de ter o nosso espaço... no espaço.

10- Nunca pensei ser o primeiro ser humano a ver o perfil de condutividade da atmosfera de Titã. Nunca esperei ser a primeira pessoa a ficar encantada com as medidas eléctricas da superfície, mas isso é somente um detalhe... O que é verdadeiramente fascinante é que vamos poder conhecer melhor Titã, o universo e a nós próprios!..


11- A missão Cassini-Huygens é um verdadeiro sucesso científico e de engenharia, seguramente o maior depois do Projecto Apolo. Depois deste projecto muitos se seguirão, e alguns estão já aí…


(Fernando Simões)


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]