ABRUPTO

23.12.04


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: VOLTANDO A CASA



(A protecção térmica da Opportunity, que a sonda voltou a encontrar ao inverter o caminho que a levou à cratera.)

- Aqui estou, voltando a casa, pisando o mesmo caminho, vendo as mesmas coisas com os meus velhos olhos.

- As mesmas?

- Não sei. As mesmas. A mudança é uma ilusão.

- Isso é um ilusão ainda maior. Tudo muda.

- Engano. Eu sou uma adepta tardia de Parménides, num mundo em que abundam os partidários daquele que fala do rio que corre. Em Marte a água já se foi.

- Tens a certeza?

- Tenho. Nunca nada muda no tempo, as pessoas confundem mudança com destino. Não há destino, só encontros. Não há tempo, só há momentos. Não há vento, só pedras que rolam.

- Para onde?

- Para o seu sítio. Para o Lugar Universal, para a gravidade. Não sei. O meu é aqui.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]