ABRUPTO

17.12.04


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: GRAFIA DO POEMA DE ROSALIA DE CASTRO

Por que não fazer com os poemas de Rosália o que habitualmente se faz com os clássicos portugueses, a começar por Camões? Isto é: "actualizar" a grafia... Por exemplo, (escrevo em MAIÚSCULO a "actualização") de autoria do Prof. Dr. António Gil Hernandez, (...) que é um dos mais lúcidos intelectuais da lusofonia na Galiza que já conheci. Essa actualização de grafia foi publicada no grupo "Galiza", no yahoo:



- CantaM os galos p'ra o dIa
Ergue-te, meu beM, e vai-te.
COmo me hei-de ir,
cOmo me hei-de ir e deixar-te?

- DeSes teus olHiNHos negros
como doas relumbrantes,
ATÉ Às noSsas mÃOs unidas
as bágoas ardentes caeM.
COmo me hei-de ir
sE c'a lÍngua me desVotas
e c'o coraÇÃO me atraIs?
NuM corruncho do teu leito
cariNHosa me abrigaSTE;
c'o teu manso caloriNHo
os frIos pÉs me quentaste;
e de aquI Juntos miramos
por Entre o verde ramaGeM
QUAl Ía correndo a lUa
por enriba dos pinHares.
COmo queres que te deixe?
COmo, que de ti me aparte
sE mAis que O mel ÉS
e mAis que as fLoRes sUave?

- MeiguiNH, meiguiNHo, meigo,
meigo que me namoraste,
vai-te de onda miM, meiguiNHo,
antes que o sol se levante.

- Ainda dorme, queridiNHa,
Entre as ondiNHas do mare;
dorme porque me acariNHes
e porque amante me chames,
que SÓ onda ti, meniNHa,
poSSo contento folgare.

- JÁ cantaM os paSSariNHos.
Ergue-te, meu beM, que é tarde.
- Deixa que canteM, Marica;
Marica, deixa que canteM...
SE tU sEntes que me vÁ,
eu relouco por quedar-me.

- Comigo, meu queridiNHo,
mitAD' da noite pasSaSTE.

- Mais eM tanto tU dormIas,
contentEi-me coM mirar-te,
que aSSIM, sorrindo entre soNHos
cUidaVa que eras uM ánGel',
e nÃO coM tanta pureza
AO pÉ duM ánGel' velaSse.

- ASSIM te quero, meu beM,
como uM santo dos altares;
mas fuGe..., que o sol dourado
por riba dos montes saie.

- IrEi; mas dÁ-me uM biquiNHo
antes que de ti me aparte,
que eSses labiNHos de rosa
inda nÃO sei cOmo sabeM.

- CoM mil amores cho dera;
mas teNHo que confeSsar-me,
e mUita vergonHa fora
ter uM pecado tÃO grande.

- Pois confEsSa-te, Marica,
que, QUando casar nos casen,
nÃO che hÃO-de valer, meniNHa,
nEM confesSores nEM frades.

AdEUs, cariNHa de rosa!

- Raparigo, DEUs te gUarde!


...

Houve tantas mudanças?

(Pedro Santos)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]