ABRUPTO

27.12.04


DETALHES

Os que sabem, sabem que é nos detalhes que o demónio está.

Keats é um exemplo dessa atenção. Descrevia-se a si próprio com detalhe – “The fire is at its last click - I am sitting here with my back to it with one foot rather askew upon the rug and the other with the heel a little elevated upon the carpet...” – e pedia aos amigos e familiares que, nas suas cartas, descrevessem com total rigor como estavam naquele preciso momento: estás sentado(a), de pé, em que parte da sala, em que posição, etc. Keats vai mais longe e acredita que o conhecimento dos detalhes do momento concreto da criação são reveladores para a compreender:

“Could I see the same thing done of any great Man long since dead it would be a great delight: as to know in what position Shakespeare sat when he began "To be or not to be".

A materialidade da descrição se levada longe – e os detalhes são insaciáveis - conduz a fala ou a escrita a tornarem-se quase inevitavelmente eróticos. Vox de Nicholson Baker começa assim “What are you wearing?" he asked.”, uma pergunta do mesmo tipo das de Keats, mesmo quando não parece.

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© José Pacheco Pereira
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