ABRUPTO

2.11.04


PORQUE É QUE O DIÁRIO DE NOTÍCIAS TEM UM PROBLEMA DE CREDIBILIDADE?

Por coisas como estas. Acabou esta semana de colaborar no jornal José António Barreiros escrevendo isto:
"Circunstâncias de alinhamento gráfico fazem com que eu compartilhe esta página com dois membros da Administração deste jornal.

Ambos convergiram numa decisão: afastar o director. Um deles anunciou-o ao País através de uma televisão, da qual é comentador.

Entretanto, uma senhora que, afinal, eles já haviam convidado para ser a próxima directora, veio publicamente dizer que não existiam condições para fazer deste jornal um diário «de referência, isenção e aceitação pública. Chegadas as coisas a este ponto, compreendam os leitores que eu saia deste lugar.

É patente o que está actualmente em causa na comunicação social portuguesa: o domínio dos media pelo grande capital, a entente cordiale entre esse grande capital e o actual Governo.»

Desapareceu Barreiros, apareceu José Francisco Gandarez, que uma pesquisa no Google revela ser “advogado” da “Rui Gomes da Silva e Associados – Sociedade de Advogados”, e cujos artigos, de pura propaganda do governo, nenhum jornal que se tomasse a sério aceitaria. Não é pelo conteúdo - é perfeitamente legítimo ser a favor do governo; é por não terem qualquer qualidade como artigos de opinião e serem apenas propaganda. Completamente ineficaz, diga-se de passagem.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]