ABRUPTO

15.11.04


A PEDRA

No Porto a pedra está omnipresente. Há uma solidez absoluta na cidade, que se faz lembrar a todos pela dureza do granito. A cidade não tem cenários. Se quiséssemos dizer, como naquelas descrições estereotipadas, “vemos daqui o cenário da cidade”, como se fossem trapos pintados, ou estuque, ou cartão, ou umas bandeiras ao vento, é porque não é o Porto. Esta cidade dá à força da gravidade o seu verdadeiro nome.

No centro da cidade, mesmo no centro da cidade, há duas pedreiras eternas que ninguém parece ser capaz de eliminar. É um pouco absurdo que um século de urbanismo e de “mobiliário urbano” não tenham conseguido eliminar essa estranheza de ter pedreiras nos equivalentes portuenses do Rossio e do Terreiro do Paço. Uma, à entrada da Ponte D. Luís, outra, na Trindade, ao lado da Igreja e da Ordem, coberta hoje por um dos edifícios mais feios, sujos e escalavrados que se possa imaginar. Ambas as pedreiras resistem a desaparecer, como se fizessem parte da pele da cidade. Já as vi pintadas, com pichagens, cobertas de tapumes, de toda a maneira. A da Trindade deve recusar o seu edifício como um corpo rejeita um transplante. Mas continuam lá.

Pedra. Passando pela R. de D.Hugo, no absoluto silêncio de uma manhã de domingo. Pedra à volta nas casas, pedras, grandes lajes no chão, apenas perturbadas pelos furos da drenagem. O pequeno jardim quase veneziano, com o seu poço de pedra, da Casa Museu Guerra Junqueiro. O ferro forjado dos portões. A capela ao fundo, quando a rua se bifurca e descem as escadas para o rio e brilha de novo o sol sobre o muro em frente do Paço Episcopal. Não há sol na R. de D. Hugo.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]