ABRUPTO |
semper idem Ano XIII ...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ... (Sá de Miranda) _________________ correio para jppereira@gmail.com _________________
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2.11.04
A LER
Muito atentamente este artigo, porque o problema que Sarsfield Cabral levanta, o da “cartelização” do PSD, é nos nossos dias bem mais importante do que a pulsão psicótica pela popularidade, que lhe serve apenas de instrumento. Não é por acaso que Marcelo lembrou, há dias, o seu artigo antigo contra os partidos-cartel, publicado no Expresso. Aparentemente foi um estranho artigo para ser escrito por um dirigente partidário, mas cujas circunstâncias conheço bem, bem demais. Quando foi escrito, Marcelo sabia o tipo de pressões de dentro e de fora que estavam a ser feitas sobre o PSD, e as dificuldades que encontrou, numa altura em que o “mundo dos negócios” (um eufemismo) namorava Guterres e não admitia que, na oposição a este, fossem contestadas as suas amizades e acordos com o poder socialista. Como os “negócios” são pela sua natureza do “bloco central”, eles admitem tudo no plano da política, todas as alternâncias, menos a ruptura dos interesses instalados. É também porque altos interesses se levantam e encontram fácil caminho na acefalia populista, que há uma enorme radicalização contra os opositores do actual governo, antes de tudo no PSD porque, como se vê, o PS aqui não faz oposição. Marcelo pagou o preço com a expulsão da TVI. Outros pagarão se falarem, porque vale tudo neste jogo, bem mais perigoso e a sério que tudo o resto. A comunicação social terá nesse jogo um papel central, daí as grandes manobras posicionais. (url)
© José Pacheco Pereira
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