ABRUPTO

9.11.04


A FELICIDADE, IDEIA NOVA NA EUROPA

Numa conferência citei a frase de Saint Just, no dia 3 de Março de 1794, na Convenção : « Le bonheur est une idée neuve en Europe. ». Numa conversa a seguir, O.A. disse-me: “Na Bíblia nunca se usa a palavra felicidade, só se fala de alegria e paz”, o que tornava a frase de Saint Just ainda mais interessante e certeira. Fui verificar e encontrei a palavra “felicidade” apenas duas vezes na Bíblia e num contexto que só confirma a razão de Saint Just com a “novidade” da ideia. Uma, em Job 30,15, “como nuvem passou a minha felicidade”, e outra em Lamentações 3, 17, “esqueci-me do que seja a felicidade”. Em ambos os casos a “felicidade” é um estado passado e nunca um objectivo.

*

A S. fez uma procura suplementar com a palavra "feliz" e encontrou dezoito resultados. Embora "feliz" e "felicidade" não sejam a mesma coisa, a análise dos resultados só confirma o que se diz antes. Por exemplo:

"Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta." [Provérbios 8,34]

"O que despreza ao seu vizinho peca; mas feliz é aquele que se compadece dos pobres." [Provérbios 14,21]

"O que atenta prudentemente para a palavra prosperará; e feliz é aquele que confia no Senhor." [Provérbios 16,20]

"Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que perante ti me haja hoje de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus" [Actos dos Apóstolos 26,2]

"Será, porém, mais feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer, e eu penso que também tenho o Espírito de Deus." [I Coríntios 7,40]

*

"Como alemã e protestante, posso lhe garantir, que Lutero na sua tradução da Bíblia somente uma única vez utiliza a palavra "Glück" nos exemplos citados (Provérbios, 16,20). Não quero entrar em pormenores, mas o contexto em Provérbios 8,34 é de tal forma, que a tradução "feliz" deturpa a mensagem. Este pormenor lembra-me, antes de mais, as definições e distinções que Hannah Ahrendt faz relativamente às culturas europeias que conheceram ou não a Reforma."

(Monika Kietzmann Lopes)

*

"Assim não vale! Então os tempos presente (muitas vezes com sentido de futuro prometido) e futuro confirmam que "a 'felicidade' é um estado passado e nunca um objectivo"? :)
Mais felicidade bíblica (outra tradução) aqui e aqui".

(S.)

*

"É uma discussão interessante porque há também ainda “restos” da ideia contrária imputada ao catolicismo, que se está na vida para sofrer e que esse sofrimento é que nos leva ao céu, ou à vida eterna. Claro que a felicidade e o sofrimento longe de serem ideias opostas são meramente reversos de uma mesma medalha, pois o sofrimento, neste caso, vale como a não-aceitação da felicidade enquanto objectivo a perseguir, por ser tão indigna, tão pagã? É também interessante porque nos obriga a pensar e procurar o que movia as pessoas antes dessa busca da felicidade, e ver o que realmente mudou na forma de pensar de estar na vida. E finalmente fica a questão de se no mundo não ocidental essa busca é também o cerne da vida dos homens e das mulheres ou se ela vem com o “package” da ocidentalização e do “americam way of life” a que se aspira."

(J.)

*

"É preciso ver o latim da Vulgata e o grego dos Setenta. Ora nos versículos dos Provérbios que foram referidos o termo é sempre beatus. E sobre a beatitude futura há na Escritura mais de uma centena de ocorrências. Que Lutero fugia da felicidade é coisa sabida (Calvino ainda mais…), mas será que o mesmo se pode dizer do Novo Testamento? Entre tantos passos escolhidos estranho que ninguém se tenha lembrado da Magna Carta da felicidade, o bem conhecido Sermão da Montanha, Mt 5, 1-12 (ou Lc 6, 20-35). (em boa verdade não estranho nada) Claro que aqui não se trata da 'felicidade' revolucionária que matou milhões de infelizes (na guilhotina, a tiro ou à baioneta: Paris, Vendeia, guerras napoleónicas, etc.), nem da 'felicidadezinha' do bem-estar (curiosa esta substituição do ser pelo estar), mas simplesmente da real bem aventurança que se experimenta já e ainda não…"

(fbp)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]