ABRUPTO

10.11.04


APRENDENDO COM O PADRE ANTÓNIO VIEIRA: AS DUAS CHAVES

"Não sei se reparais em que deu Cristo a S. Pedro não só chave, senão chaves: Jibi dabo claves. Para abrir as portas do céu bastava uma só chave: pois, por que lhe dá Cristo duas? Porque assim como há caminhos contra caminhos, assim há portas contra portas: Portae inferi non praevalebunt adversus eram. Há caminhos contra caminhos, porque um caminho leva a Cristo, e outro pode levar a Herodes; e há portas, contra portas porque umas são as portas do céu, e outras as portas do inferno, que o encontram. Por isso, é necessário que as chaves sejam duas, e que ambas estejam na mesma mão. Uma com que Pedro possa abrir as portas do céu, e outra com que possa aferrolhar as portas do inferno; uma com que possa levar os gentios a Cristo, e outra com que os possa defender do demônio, e seus ministros. E toda a teima do mesmo demônio e do mesmo inferno, é que estas chaves e estes poderes se dividam, e que estejam em diferentes mãos."

*

"Essa do “Aprendendo com o Padre António Vieira” é um mistério, pois nunca percebi o que é suposto aprender! Que é um delírio lê-lo, é sim. Que ainda é mais delirante lê-lo citando Jesus Cristo e em latim (dois factos só por si do domínio do virtual), é sim. Mas aprender aprender, só se for algo sobre a prosa barroca portuguesa. "

(J.)

*

"O que eu aprendi com o Padre António Vieira no Abrupto:

Duas Chaves

Há caminhos contra caminhos, porque um caminho leva a Cristo, e outro pode levar a Herodes; e há portas, contra portas porque umas são as portas do céu, e outras as portas do inferno, que o encontram. Por isso, é necessário que as chaves sejam duas, e que ambas estejam na mesma mão.

Breu da barca

Mas eu não me posso persuadir que, quando S. Pedro acabava de honrar a Cristo por seu Pai, com o nome de Filho de Deus vivo, o Senhor lhe respondesse com o que tanto lhe tocava no vivo, como ouvir em público a indignidade do seu.

Como se dissera o divino Mestre com resposta muito digna da sua grandeza: «Tu, Pedro, dizes que eu sou Filho do Eterno Padre? Pois eu te digo que tu és filho do Espírito Santo»."

O Ó

A figura mais perfeita e mais capaz de quantas inventou a natureza e conhece a geometria é o círculo.

As línguas falam, o fogo alumia

Para converter almas, não bastam só palavras: são necessárias palavras e luz.

Uns aprendem, outros não

O mestre na cadeira diz para todos, mas não ensina a todos. Diz para todos, porque todos ouvem; mas não ensina a todos, porque uns aprendem, outros não.

Acho que basta, por ora."

(R.M.)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]