ABRUPTO

9.10.04


UMA NOTÍCIA DOS BLOGUES IGNORADA PELA COMUNICAÇÃO SOCIAL (Versão corrigida)

(Que eu saiba com excepção de uma peça na SIC, pouco desenvolvida)

No dia 22 de Setembro o Bloguitica escrevia isto
[1912] MENSAGEM CIFRADA
(…)Quem foi que, muito recentemente, andou a conversar com quase todos os embaixadores de Portugal em países da União Europeia perguntando se, nos respectivos países, havia programas de televisão em que um comentador com perfil político fazia análise à vida política interna sem ser sujeito a contraditório?


O Bloguitica é um blogue cujo autor assina o que escreve. No dia 4 de Outubro, o Ministro dos Assuntos Parlamentares disse o seguinte sobre os comentários de Marcelo:
"Em toda a Europa, trata-se de um caso único. Não há em país algum uma pessoa a perorar 45 minutos sobre política sem ser sujeita ao contraditório e apenas a defender os seus interesses pessoais".

A relação entre uma coisa e outra é evidente. Agora o Notas Verbais acrescenta um série de detalhes, nomes, datas e circunstâncias:
Incómodo. Maioria dos embaixadores na UE escandalizados.
Há duas semanas, sim. O assessor do PM Mário Miranda Duarte, pelo menos assim nos asseguram de quatro capitais (…) contactou todos os embaixadores portugueses nas capitais da União Europeia no sentido de apurar se em cada um dos países há um programa como o que Marcelo Rebelo de Sousa manteve na TVI, ou seja - um comentário político sem estar sujeito, em tempo útil, a escrutínio de políticos ou partidos visados. (…) Esta iniciativa foi considerada escandalosa e despropositada para as suas funções pela maioria esmagadora dos Embaixadores, os quais lá foram adiantando dados sobre cada realidade televisiva local.

Deve dizer-se que:

1 - O MNE, designadamente o gabinete do ministro António Monteiro, não foi ouvido nem achado nessa espúria «actividade diplomática» do assessor do PM (nem sequer é o mais graduado para o efeito) que se permitiu entrar em linha directa com os Embaixadores;

2 - O diplomata Nuno Brito, principal responsável da assesoria diplomática do PM, terá sido marginalizado nessa inciativa, por aquilo que alguns Embaixadores verdadeiramente revoltados nos dizem, ao que acrescentamos: algumas vezes temos discordado de Nuno Brito mas consideramo-lo um exímio profissional. (…)

O autor destas linhas é anónimo. Assina “Anaximandro” e não se limita a fornecer informação factual, produz comentários. Pelo seu blogue percebe-se que é alguém do interior do MNE e da carreira diplomática, com acesso a informação interna. Como a informação é anónima, terá que ser verificada, mas o seu grau de detalhe facilita a verificação. (Segundo informação entretanto recebida o autor do blogue ter-se-á já identificado numa nota como o jornalista Carlos Albino, correspondente diplomático do Diário de Notícias).

A importância desta questão é a sua gravidade. É a imagem de Portugal que fica afectada pela utilização do aparelho do Estado, e da diplomacia, para questões de índole partidária. Para além de mostrar o carácter organizado da ofensiva contra o espaço de opinião de Marcelo, e a sua origem, não numa iniciativa individual de um ministro , mas sim no Primeiro-ministro.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]