ABRUPTO

15.10.04


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: PRINCÍPIO DA INTELIGÊNCIA DO MERCADO

"Se perguntarmos a cada indivíduo de um grupo de mais de 20 pessoas quantos rebuçados há num frasco de rebuçados e se depois calcularmos a média das 20 respostas, encontramos invariavelmente um valor a não mais de três por cento da quantidade exacta de rebuçados que há no frasco.

Com um grupo de 20 indivíduos já existem condições para que o palpite colectivo funcione, ainda que muitos dos intervenientes sejam idiotas compulsivos. É o princípio da inteligência do mercado.Ou seja, um grupo a funcionar com regras e um objectivo claro, o lucro por exemplo, leva a uma resposta mais acertada.

Acredito que mais depressa as pessoas na América vão votar na clareza do Sr. Bush do que nas boas promessas do Sr. Kerry."


(Manuel Pais)


*

"Em relação ao texto do Vital Moreira acho contudo que o mapa eleitoral não engana: a classe média urbana vota Kerry e os cristãos fundamentalistas do campo votam Bush, juntamente com os 1% da América que ganham mais de 200.000 dólares por ano e que têm muito a ganhar com a “flat tax” dos neo-cons.

No mês passado fui a Lisboa e a senhora do check-inn aqui no aeroporto perguntou-me se os europeus odiavam os Americanos. Eu disse-lhe que não, mas que uma grande parte dos europeus odiavam o Bush por ele ser tão violento, tão arrogante e tão ganancioso, e perguntei-lhe se ela não preferia os tempos do Clinton, quando havia menos crimes, os salários subiam mais depressa que a inflação, a segurança no trabalho era uma prioridade, era ilegal mandar mercúrio para os rios, etc. Ela desatou aos berros, a dizer que o Bush era “a good man,” e eu insisti: “Mas o seu poder de compra desceu, não desceu? Deixe-me adivinhar: o seu cheque da redução dos impostos deve ter sido para aí 200 dólares e a subida do seu seguro de saúde deve andar na ordem dos 1.000, não é?” Era. “E os seus netos? Ainda têm programas à borla a seguir à escola? Não?! Agora você tem de pagar, não é?” Ela interrompeu-me aos berros “Isso não interessa nada! Eu estou mais pobre e está tudo mais caro, sim senhor, mas isso é por causa da Economia! O que interessa é que os homossexuais se querem casar e anda para aí tudo a fazer abortos!”

Além da Mossad, da Christian Coalition e dos bilionários a quem ele perdoa os impostos, este é que é o eleitorado do Bush. E eu acho que o Vital Moreira tem toda a razão quando diz que esta gente é bronca e ignorante! Como eram broncos e ignorantes os que votaram no Hitler."


(Filipe Castro)

*

berry kush, besh kurry
Eu sou inteligente e, não votando bush, tenho dúvidas se votaria kerry
A não ser que eu seja do partido socialista, onde se pratica o voto útil.


(E.M.)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]