ABRUPTO

4.10.04


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES

"Pela primeira vez desde o primeiro ano de trabalho, cerca de 24 anos volvidos, não fui colocado no quadro da zona pedagógica de Bragança. Do número 89 da lista graduada no ano lectivo anterior passei neste para mais de 500. Razão: opus-me a usar métodos incorrectos, isto é, apresentar um atestado médico de uma doença incapacitante ou de ascendente ou descendente directo como o apontam ter feito mais de 60% dos meus colegas de 1.º Ciclo no distrito. Fui aconselhado por alguns, a grande maioria estava a fazê-lo, porém sempre acreditei na transparência e lisura de processos, fundamentalmente porque sou educador e estes são valores subjacentes ao acto educativo! Estava redondamente enganado, colegas tão ou mais saudáveis, com muito menos anos de serviço e graduação académica ultrapassaram-me. Um qualquer médico menos "atento" ou sem “escrúpulos” possibilitou-lhes este expediente manhoso que foi simples artifício para obter boa colocação para prejuízo de milhares de professores e de muitos outros que necessitariam, por razões de saúde, desta especificidade. Imperdoável! Da entidade patronal, o Ministério da Educação, a garantia de fiscalização redundou em nada, pois os destacamentos prosseguiram normalmente. O que interessava era começar o ano lectivo, quando o mais lógico e justo seria suspender o destacamento por condições específicas nos distritos em que claramente os números indiciavam ilegalidades e situações menos claras. Dos sindicatos nem uma palavra para esta abominável situação, numa atitude corporativista e intolerável. Da ordem dos médicos nem o mais pequeno passo para uma investigação, quando os indícios são mais que óbvios. "

(José Alegre Mesquita)

*

"Colocações de Professores: tudo está mal quando acaba bem

Depois da publicação da lista de colocações em 28 de Setembro de 2004, há definitivamente algo que não bate certo.
Numa mensagem anterior, levantámos a hipótese da natureza matemática do problema impedir a resolução do mesmo. Na mesma mensagem, foi feita a sugestão de divulgar os dados do problema de forma a aproveitar o conhecimento existente sobre esse tipo de problemas por qualquer pessoa que por eles se interesse. Julgamos que ainda se vai a tempo de aproveitar esta oportunidade de Divulgação Científica.
Este assunto ir rapidamente desaparecer dos noticiários, não quer dizer que tenha sido resolvido. Das duas uma: ou o algoritmo é correcto e dá uma lista sem erros, ou não é correcto e desrespeita as regras do concurso (excluindo a arrepiante hipótese de os profissionais encarregues do sistema informático não serem capazes de lidar com uma base de dados, implementar um algoritmo ou ordenar uma lista, e excluindo outras hipóteses igualmente assustadoras).
Sugere-se que o algoritmo utilizado seja divulgado - só assim se poderá saber se as regras do concurso foram desrespeitadas ou não.
Sendo esta sugestão, porventura, demasiado ambiciosa, ficamos à espera do que a Comissão de Inquérito terá a dizer sobre problemas NP...
Bom ano lectivo!"


(Filipe Pereira e Alvelos / Acácio Costa)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]