ABRUPTO

6.8.04


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES / OBJECTOS EM EXTINÇÃO: "LEMBRETE"

"Lembrete pertence a um interessante conjunto de palavras e ou expressões que a minha avó (de Viana do Castelo) usava e o meu Pai ainda usa (e até eu) mas que caíram em desuso. Algumas eram com certeza quase regionalismos outras puro arcaismo. Fazem parte desse grupo: pêco, pespego, salvo erro, badejo (os galegos ainda têm badejo), e tantas outras que não me vêm agora à cabeça."

(JPC)

*

"Em relação aos objectos em extinção, lembrete está bastante divulgado pelo menos entre aqueles que têm um telemóvel da Nokia com a linguagem em português. Na parte da agenda, quando escolhemos um dia aparece entre outras opções o lembrete. Em relação ao salvo-erro, costumo ouvi-la de vez em quando. Uma que a minha avó diz que não ouço ninguém dizer é "badagaio"(não sei se é assim), do estilo "qualquer dia dá-me o badagaio" : )"

(Hugo Filipe)

*

"Uns Kms a Sul : ......"o jetas",...."cor de burro quando foge",...."bronhóis com água da mina",......"ir ás mércolas"......."passou-me uma nuvem"..........."mudam o nome aos bois".......etc."

(C.Indico)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]