ABRUPTO

3.8.04


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES. A OFERTA E A PROCURA NOS INCÊNDIOS

"Já há muito tempo que os incêndios são um negócio que envolve montantes elevados e o mais diverso tipo de interesses. O Estado, todo ele (Central, semi-central, autárquico, empresas públicas, institutos públicos, protecções civis), como sempre é o "pivot" de tudo.O dinheiro que o Estado arrecada e gasta é conseguido a muito baixo custo, através de impostos.

Ora, o Estado, há três décadas, que se convenceu (ou foi convencido) que o problema dos incêndios se apaga atirando para cima deles dinheiro, esquecendo que as notas são de papel e quanto mais notas se atiram, mais os incêndios crescem. É A LEI DA OFERTA E DA PROCURA.Quanto mais dinheiro há para combater os incêndios e tudo o que os rodeia, mais fogos aparecem e aparecerão!

Os dados da protecção civil não deixam dúvidas: Na década de 70, o incêndio médio consumia 4 hectares de floresta! Começa o dinheiro do Estado para os fogos! Na década de 80, o incêndio médio passa para 40 hectares de floresta! É preciso mais dinheiro! Faltam meios! Na década de 90, o incêndio médio passa para 400 hectares! Mais, mais, mais dinheiro, aviões, helicópteros, indemnizações .... Actualmente, início do século XXI, o incêndio médio passou para 4 000 hectares!!!

Será preciso extrair qualquer conclusão! A minha pequena vila da Beira Litoral tinha há 30 anos, 3 carros de bombeiros. Hoje tem 30 e sofisticadíssimos, nunca houve tanto incêndio como actualmente e as queixas de meios insuficientes são permanentes!!! Mal se iniciou o verão deste ano e perante o primeiro incêndio pequeno, o autarca local veio logo exigir que o Estado fosse rápido a pagar as indemnizações para o seu concelho e, para isso, propunha que a disponibilização desses dinheiros estivesse isenta de qualquer formalidade ou processo burocrático. Venha o dinheiro e já!!! Os incêndios são altamente rentáveis para muita gente!!!

O espectáculo das televisões é extraordinário!!! Dezenas de jornalistas, eqUipamentos, materiais, helicóteros alugados a bom preço, nos locais para fazer a reportagem dos fogos, como da Volta a Portugal se tratasse! E, de facto, tal como os ciclistas lá aparecem como previsto, também os incêndios não defraudam as expectativas da indústria dos "media" lá comparecendo, à hora certa, para gáudio do negócio jornalístico!

As TVs estão quase a ganhar coragem para passar a incluir nas reportagens dos incêndios: "Vamos ligar, em directo ao incêndio da Serra do Caldeirão, com o patrocínio do Banco ... e, de seguida, vamos ver como está o fogo de Viana do Castelo com o patrocínio da Cerveja ... Fique connosco, a TV que melhor cobertura fez dos incêndios em 2003, de acordo com a Markteste!!!"


(João Augusto)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]