ABRUPTO

2.8.04


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: HEPATITE C

"Sou um portador do vírus da Hepatite C, uma doença grave, que ameaça tornar-se numa das maiores epidemias da história da humanidade. Descobri isso há cerca de 3 anos e meio e de lá pra cá tenho travado uma grande batalha para obter informações e apoio, para além de já me ter submetido a dois prolongados ( o primeiro por 8 meses e o segundo por 1 ano ) tratamentos à base de Interferão e Ribavirina, com imensos e penosos efeitos colaterais e mesmo sociais ( a nivel profissional e não só ).

Há muito pouca informação disponivel e nenhuma Associação de apoio aos portadores desta doença que pode ser mortal ou tornar-se crónica. Estima-se que em Portugal já existam cerca de 125.000 portadores, embora sómente 10% o saibam. A Hepatite C é uma doença assintomática e contagiosa. Seu vírus ( HCV ) transmite-se básicamente pelo sangue contaminado e pode permanecer até trinta anos no corpo humano. Por isso a maioria dos infectados ( para além dos chamados grupos de risco ) está nas faixa dos cinquenta anos, ou seja : foram contaminados antes do apertado controlo do sangue que se deu depois do surgimento da SIDA. Em Portugal, por exemplo, sabe-se que os ex-combatentes e mulheres que tenham recorrido à cesariana antes do surgimento da SIDA, são potenciais portadores do vírus.

Por isso tomei a iniciativa de criar um Blog que pretende ser um ponto de apoio e fonte de informação aos demais portadores. Ocorre que é muito dificil divulgá-lo. Venho solicitar, se possível, a sua inestimável colaboração para a divulgação deste Blog."

(Almeida Neto)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]