ABRUPTO

18.8.04


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: O POVO

"Um Sábado há uns meses atrás, no concurso "Um contra Todos" na RTP, tive oportunidade de assistir a um momento raro de televisão. Verdadeiro serviço público.

À concorrente, a "Um", trinta e poucos anos, não sei como se chamava, é feita a pergunta "Segundo a Constituição a quem pertence o poder político?" e dadas três hipóteses de resposta, "O Presidente da República, o Primeiro Ministro ou o Povo".

Os receios de quem lá em casa assistia ao programa confirmaram-se. A resposta tardou porque a concorrente hesitava entre o Sr. Presidente e o Sr. Primeiro Ministro. Em momento algum deu mostras de sequer lhe passar pela cabeça que o poder político, segundo a Constituíção, pertence ao Povo. Uma mulher com trinta e poucos anos, que viveu a quase totalidade da sua vida em Democracia.

A história vai ainda a meio. Os "Todos" com ela se defrontava responderam à mesma pergunta. Estariam ainda em jogo à volta de 30 concorrentes. Nenhum acertou. Nenhum."


(Mário Almeida)


*

"Também assisti ao programa da RTP, hoje citado pelo Mário Almeida, o concurso "Um contra todos".
Confirmo e acrescento, que me recordo da própria concorrente, nas suas hesitações entre o primeiro ministro e o presidente, ter dito peremptóriamente - ao Povo é que não é!
O que ainda deu um tom irónico à coisa... "


(Carlos Santos)

*

"Perante o cenário político que se nos apresenta em Portugal, não acho que a concorrente tenha propriamente falhado a resposta… Existe constituição em Portugal? Existe, mas parece que não é só o “povo” dos concursos que a desconhece… aliás, parece que quem mais a cita é quem menos a aplica…O que será pior? E o que é mais grave: falhar num concurso de TV ou num mandato político? Para bom entendedor…"

(Filipa Guimarães)

*

"Não sei o que é mais aflitivo (surpreendente, trágico?), se a suposta ignorância da concorrente - que como a maioria dos portugueses nunca leram a Constituição - se o abismo que separa as nossas leis da realidade, a começar pela lei fundamental. "

(Amora da Silva)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]