ABRUPTO

13.8.04


NOMES

Naquela que deve ter sido uma das mais bizarras intervenções numa comissão política de um partido (o PSD, neste caso, ao tempo de Cavaco Silva), numa discussão qualquer que havia sobre a nossa “auto-estima”, ou sobre o satélite português, eu perguntei-me porque razão usávamos pouco a possibilidade de dar nomes portugueses a alguns dos acidentes da geografia dos planetas. A necessidade de nomenclatura crescia exponencialmente, à medida que se iam conhecendo melhor os planetas com as sondas dos anos 70 e 80.

Já havia pelo menos uma “Vasco da Gama” na Lua, mas era pouco. Acho que dei o exemplo de Vénus, cujas regras de nomenclatura conhecia. Eu sabia que não tínhamos nomes para as Fossae, que tinham que ser “deusas da guerra”, nem para as Chasmata, que tinham que ser “deusas da caça”, mas sempre se podia fazer alguma coisa para as Crateras, acima dos 20 km, que tinham nomes de mulheres famosas. Acho que o primeiro nome que me veio à cabeça foi o de Florbela Espanca. Ninguém sabe quem é, disse-me um outro participante na reunião. Também há uma cratera chamada "Suzanne Valadon", porque os franceses não deixam os seus créditos por mãos alheias, e pouca gente sabe quem é... Alguém, sensato, passou adiante.

Em Marte, onde se podem dar nomes de cidades a pequenas crateras, há uma Lisboa, identificada como um “porto português”, misturada com Viana (Brasil), Platte no Dakota do Sul, Porvoo (Finlândia), etc., etc. Mas não há sequer a minha terra, o Porto (o que é que tu esperas, Rui?...).

*

"(...) pelo menos o nome do seu rio "Durius" foi atribuído a um vale marciano. O meu rio "Munda" tambem, tal como o "Tagus". Lisboa, Aveiro e Funchal são os nomes de cidades portuguesas atribuídos a crateras marcianas."

(Rui Curado Silva da Klepsydra)

*

"Nomes portugueses na Lua listados, junto com as coordenadas:

Acosta 5.6S 60.1E 13.0 EU PG 080B4 LTO 5 1976
0 AA Cristobal; Portuguese doctor, natural historian (1515-1580).

[Camoens] 0.8N 84.9E 33.0 EU PG 063C3 LTO 6 0
0 AA Luis de; Portuguese author (1524-1530).

Magelhaens 11.9S 44.1E 40.0 EU PG 79 LAC 5 1935
66 AA Fernao De (Ferdinand Magellan); Portuguese explorer (1480-1521).

Nonius 34.8S 3.8E 69.0 EU PG 112 LAC 5 1935
66 AA Nunez, Pedro; Portuguese mathematician (1492(?)-1578).

Vasco da Gama 13.6N 83.9W 83.0 EU PG 1 LOC 5 1935
66 AA Portuguese navigator, explorer (1469-1524).

Num dia como hoje, é reconfortante lembrar grandes portugueses."


(S)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]