ABRUPTO

28.8.04


COMO IDENTIFICAR A MÃO DA CENTRAL DE INFORMAÇÕES NAS NOTÍCIAS


Dürer

1- Exemplos de sugestio falsi (de férias que não são férias mas sim trabalho. Onde? Na piscina? Na praia?) :

"O primeiro-ministro está em Espanha, nas Ilhas Baleares, onde irá gozar três dias de férias, disse fonte do gabinete de Pedro Santana Lopes. Segundo a mesma fonte, o primeiro-ministro irá aproveitar a deslocação às Baleares para se encontrar com empresários espanhóis. Santana Lopes deverá ainda encontrar-se com o ex-comissário Europeu e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol Abel Matutes, que também se encontra nas Baleares, adiantou a fonte. O primeiro-ministro deverá regressar a Portugal na quinta- feira." (Lusa)

2 - Sugestio falsi (de força onde há fraqueza) e omissio veri (sobre os motivos):

"Com a França e a Alemanha a prepararem-se para violar o défice pelo quarto ano consecutivo, o Governo aposta que 2005 será o ano da flexibilização das regras de disciplina orçamental dos países da zona euro.E com José Manuel Barroso a chefiar a Comissão Europeia prevê-se que seja dada maior atenção à dívida pública em detrimento do «estúpido» limite dos 3% do PIB para o défice, como o apelidou Romano Prodi, o seu antecessor em Bruxelas.
Este empenho súbito de Portugal na revisão do PEC vem ao encontro de uma reivindicação antiga da esquerda. Mas o objectivo não é fazer a vontade à oposição. A questão é que o próximo Orçamento de Estado (OE), decisivo para o ciclo eleitoral que se inicia, dificilmente conseguirá encaixar um défice abaixo dos 3% do PIB." (Expresso, hoje)

Os recados estão a vermelho.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]