ABRUPTO

30.5.04


BIBLIOFILIA












Comprados, por ler, com excepção de grande parte do Anthony Sampson, Who Runs This Place? The Anatomy of Britain in the 21st Century, Londres, John Murray, 2004. O livro de Sampson, na sequência de outros anteriores, tentando retratar os mecanismos do poder real, entre o estudo académico e o trabalho jornalístico, mostra bem a diferença entre os detentores formais do poder e os reais. Se existisse alguma coisa de semelhante em Portugal, a visão do poder mudaria , ver-se-ia por exemplo a completa irrelevância de orgãos como as Comissões Políticas dos partidos, e de quase todo o Parlamento, a favor de assessores e grupos informais "de aconselhamento" que nunca são escrutinados pelos eleitores.

O livro de Richard Holmes, Acts of War. The Behaviour of Men in Battle, Londres, Weidenfield and Nicholson, 2003 é certamente bom, escrito por um notável historiador militar, de que li recentemente Redcoat, um retrato muito vivo do quotidiano do soldado inglês do século XVIII e XIX.

Quanto ao livro de Julian Barnes, The Lemon Table, Londres, Jonathan Cape, 2004, é um conjunto de contos que, como toda a ficção, é impossível de comentar sem abrir, ler.A capa é bonita, mas o mérito é de quem fez os limões.


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]