ABRUPTO

14.5.04


THE ARTIST’S LETTER RACK



Agora já se pode revelar o quadro que escolhi para comentar na Fundação de Serralves, numa série organizada em que um convidado escolhe um quadro e comenta-o com mais duas pessoas. No meu caso, o crítico de arte Bernardo Pinto de Almeida e o psiquiatra Jaime Milheiro.

O quadro, datado de 1879, é de William Harnett, que, com John Peto, é autor de uma série de naturezas mortas e composições hiper-realistas, na segunda metade do século dezanove. Harnett, conhecido como o “American Zeuxis”, do pintor grego que tinha fama de pintar umas uvas tão reais que os pássaros as queriam comer, teve um problema idêntico: pintou um quadro com uma nota de cinco dólares tão perfeita que a polícia o queria condenar como falsário. Noutro episódio do mesmo estilo, uma das suas pinturas levava quem a via a querer retirar os objectos que pensava estarem dependurados no quadro, e teve que se colocar um guarda ao lado.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]