ABRUPTO

20.4.04


PAPEL DOS TROTSQUISTAS EM FRANÇA

Um filme muito interessante sobre os trotsquistas passou na televisão francesa. Ou melhor, apenas sobre um grupo trotsquista, a ex-OCI / Parti des Travailleurs, os "lambertistas", e ficaram de fora os trotsquistas do grupo de Krivine, a que está ligado o PSR de Francisco Louçã, na IV Internacional.

Os "lambertistas" têm uma fama muito própria e uma "cultura" de partido que lhes vem da conjugação de serem um grupa ultra-conspirativo, muito fechado e sectário, com uma prática de "entrismo" nos sindicatos e partidos "burgueses", sem revelarem as suas reais convicções ideológicas. Os "lambertistas" tiveram a sua hora de glória quando se soube que Leonel Jospin, então primeiro ministro, tinha mentido sobre a sua pertença ao grupo e, já secretário geral do PS, reunia clandestinamente com Lambert para lhe passar informações e receber instruções.

A reportagem da televisão mostrava as extensas relações, pactadas ou escondidas, entre o PSF, o sindicato Force Ouvriére, e o grupo de Lambert, e o modo como este actuava fornecendo serviços de segurança, "limpando" as salas de opositores, organizando grupos para vaias, etc., etc. Não em 1968, mas hoje. O Parti des Travailleurs tem uma face menos simpática do que a LCR de Krivine, mas os métodos e as tradições não variam muito. Em Portugal, ninguém faria uma reportagem deste género sobre o amável Bloco.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]