ABRUPTO

27.3.04


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES

O croissant também foi usado em Portugal (horta, Faial, Açores) nas comemorações do dia de S.Marcos, tradicionalmente as freiras de um convento local enviavam tabuleiros de croissants aos frades de um convento perto no referido dia (25 de Abril).. visto que o dito santo é o protector dos...

(Abel Santos)


Em relação ao seu post A AREIA DA SERPENTE, gostaria só de comentar a frase "Areia de Marte, partida nao se sabe porque, junta não se sabe como".

Por acaso, até se sabe. Em Marte os processos erosivos ve^em o seu peso relativo aumentado porque a tectónica de placas há muito que se extinguiu. Embora possa ainda existir vulcanismo e formação de crateras por impactos cometários, o principal processo de formação de estruturas geológicas está morto. Com o passar do tempo, os ventos carregados de poeira vão acabar por esbater o que resta das estruturas que outrora a agua e a rocha desenharam.

Quanto à forma em serpente, os ventos incessantes à superfície, mesmo numa atmosfera pouco densa como a marciana, criam as mesmas estruturas ondulantes que na terra.


(David Luz)

Não estou inteiramente de acordo com o que escreveu no seu recente texto sobre os conceitos de «esquerda» e «direita», mas ao menos fiquei a saber de quem é o chavão que mencionou. Sou da opinião que, em política, há posições de esquerda e posições de direita. Não quero certamente dizer com isto que é tudo preto ou branco mas, como costumo dizer, não é lá porque existem o crepúsculo e o nascer do Sol que eu sou incapaz de distinguir o dia da noite. No entanto, o problema que vejo na dicotomia esquerda-direita não é a dicotomia em si mas sim a importância excessiva que lhe é atribuída. De facto, se nos cingirmos apenas a classificações bipolares com relevância para a política, porque não considerarmos também, por exemplo, a classificação individualista-colectivista, a qual é totalmente independente da classificação esquerda-direita? Ou então a classificação radical-moderado?

De facto, a própria importância atribuída às classificações bipolares pelos seres humanos é bastante redutora e mesmo um tanto estranha. Já há algum tempo que se estuda a possibilidade de essa tendência estar de algum modo «programada» na estrutura dos nossos cérebros. Falta saber qual a vantagem evolutiva de tal característica, caso exista de facto.


(José Carlos Santos)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]