ABRUPTO

23.3.04


DANÇA ESQUERDA-DIREITA,

“blogues de esquerda”, “blogues de direita”, é uma classificação que não me interessa e não me diz nada (já sei, é por ser de direita, como diz o chavão de Alain... ). As furiosas polémicas classificativas também não me interessam um átomo. Não explicam nada, não elucidam nada, e só por esquecimento da história é que se pode encontrar um sentido em algo que hoje dificilmente o tem.

O caso de Israel e da Palestina dificilmente caberia nessa dança sem ser a martelo. Israel foi criado à esquerda e pela esquerda. O primeiro país a reconhecer Israel foi a URSS de Staline. O Avante! saudou a vitória israelita na guerra imediatamente após a independência, como uma “vitória contra as monarquias feudais e reaccionárias” da região. Anote-se que é nessa guerra que se dão as grandes deslocações de população, que fazem hoje parte do caderno reivindicativo palestiniano.

A maioria dos dirigentes religiosos muçulmanos da região, como o Grande Mufti de Jerusalém, colaborara com os nazis durante a guerra e não escondia a sua simpatia pelo holocausto. Cientistas nazis, ideologicamente motivados pelo seu ódio aos judeus, foram um pilar dos programas de armamento de países como o Egipto “socialista” de Nasser.

Os exemplos podiam continuar.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]