ABRUPTO

11.3.04


COMEÇOU

Foi ou não a ETA? Se calhar não foi. Se calhar foi uma “resistência islâmica”, um ramo da Al Qaida… Dejá vu. Começou, como nos dias a seguir ao 11 de Setembro, quando os americanos identificaram a Al Qaida como responsável.

A discussão sobre se foi ou não a ETA tem dois aspectos: um operacional, muito importante, mas que não penso ser o que preocupa os que dizem que não foi a ETA; e um político. O político é muito simples. Se não foi a ETA, podia ter sido. Nos últimos meses, era exactamente um atentado deste tipo que a ETA tentava fazer. Grandes cargas explosivas, comboios. O que não se pode é transformar esta discussão numa espécie de desculpa da ETA, pensando: assim, com tantos mortos, indiscriminados, não podia ser a ETA, que tem objectivos políticos e só mata representantes do “estado espanhol”. Nada disto é verdade: a ETA já fez atentados deste tipo.

Não foi a ETA, foi a Al Qaida. Bom, se não foi a ETA a responsável por este atentado, sublinho, ESTE atentado, então estamos a entrar num domínio ainda mais perigoso: o do início de atentados indiscriminados contra civis na Europa dos fundamentalistas muçulmanos.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]